Mito ou verdade: cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

Você, com certeza, já ouviu isso alguma vez na vida, certo?

Por Beatriz Arruda - Atualizado em 12 ago 2020, 13h30 - Publicado em 12 ago 2020, 13h27

Quem está deixando o cabelo crescer sabe que o processo nem sempre fácil e, certamente, já recebeu o famoso conselho de que cortar as pontinhas dos fios pode acelerar o crescimento… Mas será que isso realmente acontece?

mito-ou-verdade
Acervo/Dedoc

Na verdade, não. O cabelo tem um crescimento que independe da quantidade de vezes que você passa a tesoura – cerca de um centímetro por mês. As pontas são um tecido morto e sua retirada não influencia em nada na parte dos fios responsável pelo crescimento, no caso, o bulbo, que fica lá na raiz.

No entanto, o corte, principalmente quando há pontas duplas, melhora sim a aparência dos fios. Depois da ida ao salão, é normal termos a impressão de que o cabelo está mais encorpado e sedoso. Afinal, tiramos a parte mais ressecada e ~ralinha~ dele.

Caso você esteja deixando o cabelo crescer, o segredo é investir em hidratação e nutrição, que não vão fazer os fios crescerem, mas vão deixá-los mais fortes para que isso aconteça de maneira saudável, além de evitar a quebra. Outra dica é procurar um dermatologista, que, dependendo do caso,  poderá indicar tratamentos específicos.

Quem deu as informações: as dermatologistas Emily Alvernaz, da Clínica Goa, e Isabella Gomide, da Clínica Regis. 

Continua após a publicidade
Publicidade