S.O.S. Sexo: ‘Qual é a maneira correta de lavar a vagina?’

Será que usar sabonete íntimo é recomendado?

Por Da Redação - 3 Maio 2019, 18h00
Conhecer e cuidar do nosso corpo é uma tarefa essencial para qualquer menina. Você pode não saber disso, mas fazer uma higiene errada da sua região genital pode acabar resultando em mau cheiro da área íntima e até mesmo causar infecções. Por isso, a nossa leitora F.B., de 18 anos, decidiu tirar a dúvida: “Qual é a maneira correta de lavar a vagina? Preciso usar apenas sabonete íntimo?”.
iStock/Reprodução

Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
“Oi, F.B.! A higiene íntima deve ser realizada com água corrente. Pode ser utilizado o sabonete colocado na palma da mão para fazer a espuma e depois aplicar essa espuma na região vulvar (não dentro da vagina). Através do uso dos dedos (com a lateral deles), o indicado é fazer uma fricção leve para espalhar a espuma do sabonete com a água, abrindo as ‘dobrinhas’ para limpar entre os pequenos lábios e os grandes lábios. Não é necessário fazer uso de duchas vaginais. Pelo contrário, isso pode prejudicar.

O uso do sabonete íntimo é indicado dependendo do caso de cada mulher. Existem sabonetes íntimos que contém muitos compostos químicos e alguns conservantes, por isso o uso crônico dele pode até prejudicar a região genital. Porém, tem alguns sabonetes que são mais naturais que, por conter o pH fisiológico aproximado ao pH da vagina, são melhores. Então, a principal dica é conversar com seu ginecologista para saber qual é o melhor sabonete pra você. É bom também evitar o uso de sabonetes bactericidas e a lavagem em excesso, que pode retirar a proteção natural da região genital”.

Mande sua dúvida na nossa direct do Instagram e participe da seção S.O.S. Sexo! Sua identidade fica anônima 🙂
Publicidade