S.O.S. Sexo: “O que é a libido e como ela funciona no corpo?”

Será que ela tem necessariamente a ver com lubrificação?

Por Amanda Oliveira Atualizado em 13 mar 2020, 16h18 - Publicado em 13 mar 2020, 16h17
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Muitas meninas costumam reclamar que, ao começar a tomar a pílula anticoncepcional, a diminuição da libido é um dos efeitos colaterais. Outras afirmam que mesmo não tomando o contraceptivo, também sentem que existe uma queda da libido algumas vezes. No ano passado, fizemos uma matéria esclarecendo a dúvida sobre a pílula causar ou não a diminuição do desejo sexual. Mas, afinal, você sabe o que exatamente é a libido? Essa foi a pergunta da leitora M.B., de 19 anos, que enviou para a CH: “O que exatamente é a libido e como ela funciona? Tem a ver com lubrificação?”.

Reprodução/Arman Zhenikeyev/Getty Images

Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
“Oi, M.B.! Libido é o nome dado ao desejo sexual masculino e feminino. Faz parte do ciclo de resposta sexual e, na mulher, ela é uma fase caracterizada pela vontade de ter a relação, que pode ser espontânea ou responsiva. Espontânea é quando, espontaneamente, surge a vontade da mulher procurar ter a relação sexual. E responsiva é quando a mulher inicialmente não tem essa vontade, mas após o estímulo e o começo das preliminares, ela começa a atingir um grau de excitação e consegue ter essa libido responsiva.

Já a lubrificação é caracterizada quando ocorre um nível maior de excitação sexual, que é a segunda fase do ciclo de resposta sexual. Tem mulheres que têm libido e vontade de ter relação, mas às vezes por alguma patologia ou alteração da secreção vaginal elas acabam não tendo lubrificação. E tem mulheres que não têm libido e têm lubrificação adequada após o estímulo da região. Então são duas fases distintas do ciclo de resposta sexual, porém essas fases têm o caminho entrelaçado porque quando a mulher vai atingindo uma maior libido, também acaba entrando em um nível maior de excitação e, com isso, pode aumentar a sua lubrificação”.

  • Mande sua dúvida na nossa direct do Instagram e participe da seção S.O.S. Sexo! Sua identidade fica anônima 🙂

    Continua após a publicidade
    Publicidade