Querer namorar não é estar preparada para um namoro

A hora certa é quando você acha quer ou quando você sente que é?

O que é namorar? Pode parecer uma pergunta besta, mas a definição de namoro muda de casal para casal. Alguns dizem que namorar é encontrar alguém para compartilhar os altos e baixos da vida. Outros, que namorar é dividir uma panela de brigadeiro, ir ao cinema de domingo à tarde, ouvir uma playlist romântica no Spotify, maratonar aquela série favorita em dupla. Namorar pode ser tudo isso e muito mais, só não pode significar uma simples atualização no status do Facebook ou uma foto fofa no Instagram no mês de junho.

 (Reprodução/Reprodução)

Existe uma fase da vida em que todo mundo começa a namorar, mas, ~como você não é todo mundo~, continua solteira. É quando você se dá conta de que suas amigas estão em um relacionamento sério e você… Bem, você nunca tinha parado para pensar muito nisso. Agora, porém, não consegue tirar esse lance da cabeça. Por que você não está namorando? Por que você nunca namorou? Você bem que gostaria de ter um namorado para poder sair de casal com a galera… Epa! Que ótima ideia! É isso: missão “encontrar um namorado para ontem” ativada!

Que erro. Por quê? Bem, basicamente, porque querer namorar não significa estar preparada para ter um namorado nem assumir um relacionamento sério. Para que uma relação seja saudável, é preciso mais do que querer. É preciso estar disposta a ceder, a aprender e a revelar alguns sentimentos íntimos que talvez você ainda não tivesse tido coragem de expor. Namorar não é só dividir uma panela de brigadeio. É saber que, às vezes, você vai ter que usar Toddy na mistura mesmo preferindo Nescau. E saber ainda que, em outros momentos, vai ter que deixar claro que é o seu dia de escolher – por mais que a decisão final seja em conjunto.

 (Reprodução/Reprodução)

Isso tudo para dizer que não basta querer um namorado, esteja todas as suas amigas namorando ou não. É menos racional e mais emocional. É quase como se um botãozinho dentro de você fosse ativado e, de repente, te fizesse sentir pronta para sair da zona de conforto. Porque namorar também é isso, principalmente se você nunca namorou ou está solteira há muito tempo. Sentir é sair da zona de conforto. Sentir coisas novas, velhas, sentir aquilo que você já tinha esquecido como era sentir. Não basta uma pessoa aparecer e você decidir que será ela. Você pode até tentar, e a experiência será válida, mas será apenas uma tentativa. A pessoa precisa aparecer e ativar esse botãozinho que te faz perceber que, enfim, você está pronta. Pronta para tentar, sentir, errar e acertar. Pronta para abrir mão dos contatinhos, não porque parece certo, mas porque você não vê mais sentido em conversar com eles. Pronta para postar aquela foto no feed, não para saciar um desejo antigo, mas porque está preparada para assumir alguém e uma escolha. Pronta para perceber que a química na hora do beijo é essencial, mas que os pequenos gestos de carinho e cuidado do dia a dia são o que mais mantém a relação quente. Pronta para confiar em outra pessoa mas, acima de tudo, acreditar em si mesma. Pronta para compartilhar os altos e baixos sem medos e vergonhas, dividir a panela de brigadeiro, ir ao cinema, ouvir a playlist e maratonar aquela série favorita. Pronta para namorar.

Ah, o tal “estalinho”…

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s