Os 7 sonhos mais comuns e seus significados

Analisando, todos eles têm um sentido, por mais que não pareça.

“Os sonhos, tal qual as estrelas, parecem vir com a noite quando o Sol se afasta e traz a escuridão e trevas. Ou seja: eles, como as estrelas, sempre estão lá em nosso inconsciente e são acessados quando a luz da consciência se afasta”. Bonito, né?! É assim que o analista Jorge Luiz Braga define esse mistério que são os sonhos.

Jorge é especialista na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, que trabalha muito com o inconsciente. Ele diz que estamos sempre em contato com essa dimensão que chamamos de sonho: “sua finalidade é enriquecer a consciência com imagens, emoções, símbolos, sinais e significados sobre a vida e o viver”.

 (Reprodução/Reprodução)

Só que como as pessoas são individuais e têm histórias distintas, é muito difícil generalizar os significados dos sonhos, que são bem particulares. Mas alguns “trazem estruturas que se repetem individualmente”, segundo o analista. Por isso, separamos os 7 dos sonhos mais comuns, aqueles que todo mundo sempre tem, e pedimos para o Jorge analisá-los.

1. Sonhar que está caindo: há quem diga que essa é a sensação que sentimos quando estamos quase pegando no sono e a alma já está saindo do corpo, mas, de acordo com o analista, esse sonho, na verdade, representa a aqueda do homem. “Pode representar um momento em que a pessoa está entrando em outra dimensão de sua própria vida, onde haverá uma grande transformação a ser vivida”.

2. Sonhar que conheceu algum famoso: ahhh, que coisa boa, não é mesmo? “Esse sonho pode remeter a um encontro com a estrutura dos contos de fada, como alguém encantado, como o príncipe ou uma princesa, por exemplo. Esses elementos trazem consigo poderes, qualidades, defeitos e possibilidades que serão necessários incorporar à sua vida”. É quase como se um sonho/um grande desejo estivesse se realizando dentro de um outro sonho, mas para que isso aconteça na vida real, é preciso correr atrás.

3. Sonhar que está saindo de casa sem roupa: quem nunca!? De acordo com Jorge Braga, esses tipos de sonho podem revelar a necessidade de a pessoa se ver como realmente é. “Também podem mostrar uma percepção de como a pessoa está inadequada perante o mundo. Todos precisamos de uma personalidade para viver, um aparato para se relacionar com o mundo e, na falta dele, ficamos desprotegidos”, afirma.

 (Tumblr/Reprodução)

4. Sonhar que alguém morreu: ei, não é sinal de mau agouro e nem deve ser levado ao pé da letra. Afinal, sonhos são imagens e símbolos, não certezas. Há quem diga que sonhar com a morte de alguém é sinal de saúde para aquela pessoa, mas, segundo Jorge, sonhos desse tipo “podem revelar uma necessidade de transformação radical de vida, onde o morrer é só uma passagem para que a mudança aconteça”.

5. Sonhar com perseguição: que agonia!!! Para o especialista, “esses sonhos são muito comuns em várias situações e trazem a imagem do perseguidor como um elemento por vezes sombrio. A pessoa que sonha com isso precisa fazer contato com o próprio Eu, pois pode estar se sentindo reprimida. Afinal, quando se é perseguido por coisas agradáveis, ninguém nem nota!”

6. Sonhar que está voando: “é bem agradável e pode trazer uma sensação de estar se afastando das questões cotidianas, ou mesmo de poder estar sublimando o que está na base de um conflito. É um sonho muito comum, pois voar é um grande sonho de toda a humanidade”, afirma Braga. Ou seja, é como seu o seu inconsciente realmente estivesse te dando uma trégua durante o sono e te levando lááá longe dos problemas cotidianos que te afligem. Fofo, não?

7. Sonhar que foi traído: “a traição é também um elemento comum nos sonhos e traz um tema presente em muitas religiões, mitos e contos. Ela nos joga no mundo e põe fim à ideia de confiança total, uma característica típica da ingenuidade, inocência e infantilismo. Só se é traído quando se tem confiança total e, se o tema aparece em sonho, deve ser examinado em vida”, o especialista dá a dica. Aí tem, hein?

E você, já teve algum desses sonhos? Com o que mais você costuma sonhar?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s