Do feminismo ao nazismo: os destaques do primeiro dia de prova do Enem

Muitos estudantes afirmaram que esta foi a edição do exame que mais abordou políticas e temáticas sociais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou neste domingo, 4, com a aplicação das provas de Ciências Humanas, Linguagens e a Redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“. Nas questões objetivas, os candidatos tiveram que responder 90 perguntas sobre linguagens (português e o idioma estrangeiro escolhido), geografia, história, filosofia e sociologia. E assim como outras edições anteriores do exame, o Enem 2018 se concentrou em abordar temáticas sociais.

 (Reprodução/Divulgação)

No primeiro dia de exame, os destaques foram questões sobre nazismo, feminismo, escravidão, ditadura militar, democracia, crise de refugiados, racismo e diversidade LGBTQ+, além de um trecho da obra “1984”, de George Orwell, que alerta sobre os riscos de um Estado totalitário. Ao sair da prova, muitos candidatos afirmaram que esta foi a edição que mais abordou questões e políticas sociais.

Uma das questões que tratava sobre o feminismo falava de futebol feminino, enquanto outra discursava sobre a construção social do conceito da feminidade. O protesto das modelos no Miss Peru 2018 contra as taxas de feminicídio do país também foi tema na prova.

Rosa Parks, considerada um ícone do movimento negro nos Estados Unidos, também foi citada em uma das questões. Ao se recusar a levantar de um assento de ônibus “proibido para negros”, a americana virou um símbolo da luta por igualdade de direitos civis no país. Outro tema socialmente importante abordado pela prova foi o pajubá, linguagem popular utilizada por alguns grupos LGBTQ+, em uma questão sobre o domínio de diferentes variações linguísticas do português.

O nazismo foi abordado em uma resenha crítica sobre o livro A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. Além disso, a política brasileira também foi destaque. Uma carta do cartunista Henfil ao Presidente Geisel foi usada em uma questão para abordar a ditadura militar de 1964 e a redemocratização do país décadas depois. 

O segundo e último dia de prova do Enem acontece no próximo domingo, 11, com 90 questões de matemática, biologia, química e física. Não esqueça de conferir o que levar no dia do exame e ficar atenta aos horários de fechamento do portão!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s