Continua após publicidade

As pessoas têm consciência da própria morte, garantem cientistas

Você já se perguntou o que será que acontece depois que a gente morre? Bem, parece que a primeira coisa é descobrir que a gente morreu mesmo...

Por Isabella Otto Atualizado em 2 nov 2019, 10h02 - Publicado em 2 nov 2019, 10h02

Para morrer, basta estar vivo – e essa é a única certeza da vida, né? “Ai, mas que papo pesado, CH!”. Tá, tudo bem, a gente também não curte, mas que atire a primeira pedra quem nunca se questionou sobre algo relacionado à morte. E uma pesquisa realizada pelo departamento de Cuidados Intensivos e Ressuscitação da Langone School of Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos, é interessante demais para ~ficar no limbo~.

Reprodução/Reprodução

Conduzida por Sam Parnia e seu grupo de cientistas, o estudo revelou que há grandes chances de termos consciência da nossa morte. Ou seja, da gente morrer e saber que morremos. Assustador ou reconfortante? (risos nervosos) O que acontece é que, mesmo após nosso corpo não apresentar mais sinais vitais, ou seja, de o coração parar de bater, nossa consciência continua funcionando por mais um tempinho.

“Tudo é baseado no momento em que o coração para”, explica Parnie sobre como o horário da morte é determinado. Foi esse momento que foi levado em conta pela pesquisa. Segundo os cientistas, na hora da morte, há uma descarga de energia no cérebro, que causa aquela sensação de “estar se vendo fora do corpo”.

 

Essas atividades elétricas cerebrais são responsáveis por dar esse provável toque de realidade. Isso significa que o horário da morte determinado pelos médicos (e pelo coração) pode não ser tão exato assim… “Entendemos que esse estudo vai refletir a experiência universal que todos nós vamos ter quando morrermos”, anima-se Sam.

Não sabemos nem o que dizer…

Publicidade