Pessoas esquecidas são mais inteligentes, garantem cientistas

Marque aqui aquele @ bem esquecido que precisa ver essa pesquisa para ser mais feliz!

Por Isabella Otto Atualizado em 31 out 2024, 11h15 - Publicado em 3 fev 2018, 15h28
Promoção CAPRICHO Volta às Aulas 2018
Divulgação/CAPRICHO

Um estudo chamado The Persistence and Transience of Memory, realizado pelos neurocientistas Blake A. Richards e Paul W. Frankland, afirma que ser esquecido é sinal de inteligência. COMO ASSIM?!

Reprodução/Reprodução

Calma, não é que todo sinal de esquecimento seja positivo. Alguns são bem preocupantes, na realidade. Mas, de acordo com os estudos realizados pelos especialistas, cérebros “inteligentes” filtram aquilo que precisam ou não lembrar. Afinal, quem se lembra de tudo, não se lembra de nada.

A pesquisa foi publicada pelo Neuron Journal e mostra que o hipocampo, região onde guardamos nossas memórias, precisa ser limpo de vez em quando. “O objetivo da memória não é transmitir informações através do tempo, mas otimizar as escolhas que nós fazemos”, garante o estudo.

Continua após a publicidade

De acordo com os neurocientistas, pessoas que têm pequenas falhas de memórias podem ser beneficiadas no futuro. Isso porque o acúmulo de informações, inclusive daquelas que mais te incomodam, pode não ser lá algo muito inteligente. Então, cérebros saudáveis e espertinhos retêm apenas aquilo que interessa, para que, a longo prazo, a pessoa preserve sua sanidade mental.

Veja só que cérebro mais inteligente! Hahaha iStock/simarik/Reprodução

Sim, é meio complicado, afinal, essa parte do corpo humano é bem complexa, mas, basicamente, agora você pode contra-argumentar quando alguém te disser que ser uma pessoa esquecida é algo ruim. Na verdade, abrir a geladeira e se esquecer do que tinha ido pegar lá pode ser, no fim das contas, sinal de inteligência! (risos)

Acredita nessa pesquisa ou tem lá as suas dúvidas?

Publicidade