9 vezes em que Rayssa Leal provou que sempre foi promessa do skate mundial
Relembre as conquistas da atleta que viralizou com vídeo de fadinha aos 7 anos e, hoje, é o maior nome feminino do esporte
Rayssa Leal começou a andar de skate aos 6 anos e, pouco tempo depois, estava atraindo olhares do mundo todo ao deixar sua primeira marca na história do esporte como a mais jovem campeã de uma etapa do Street League. E essa foi só uma das conquistas da atleta que, embora tenha apenas 15 anos, está inspirando uma nova geração de meninas e elevando o nível do skate feminino brasileiro.
Para celebrar Rayssa, vamos relembrar 9 momentos em que ela provou com os pés que era uma grande promessa do skate nacional – e do mundo!
9 vezes em que Rayssa Leal provou que representa o presente e o futuro do skate brasileiro
A fantasia de fadinha não foi à toa…
O apelido ‘fadinha’, pelo qual ficou conhecida, surgiu aos 7 anos, quando viralizou um vídeo em que ela está na sua cidade natal, Imperatriz, no Maranhão, mandando um heelflip na escada enquanto usa uma fantasia de fada azul. Na época, ninguém mais, ninguém menos do que Tony Hawk compartilhou a publicação nas redes sociais. E, aí, a gente já sabia que o potencial daquela pequena fadinha era gigante.
I don't know anything about this but it's awesome: a fairytale heelflip in Brazil by #RayssaLeal (via @oliverbarton) pic.twitter.com/uZgshHYMMT
— Tony Hawk (@tonyhawk) September 8, 2015
Fazendo história no SLS
Em 2019, aos 11 anos, fez sua estreia nas competições internacionais ao participar das etapas do Street League Skateboarding, um dos campeonatos mais importantes da modalidade street. Ela correu o Super Crown 2018, que aconteceu no Rio de Janeiro, e terminou em 12º lugar. Em maio, na primeira etapa oficial do ano, ficou em 3º lugar em Londres. Já em julho, em Los Angeles, o grande feito de Rayssa veio aí! Ela se tornou a mais jovem campeã de uma etapa do SLS, mostrando que seria um dos principais nomes nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Miley Cyrus estava certa quando disse que “a vida é uma escalada, mas a vista é ótima”, né? <3
Prata em Tóquio
Depois do que vivemos em Tóquio, em 2021, ficou evidente que o skate renovou as Olimpíadas e trouxe ainda mais visibilidade para os atletas do Brasil. Rayssa teve um desempenho brilhante e levou a medalha de prata na modalidade street, tornando-se a medalhista olímpica mais jovem da delegação brasileira, aos 13 anos e 203 dias. Só quem viveu sabe o quanto esse dia foi histórico e emocionante!
Tênis com a Nike
Depois dos Jogos, a maranhense voou cada vez mais alto não apenas em vitórias nos campeonatos, mas no legado de sua carreira profissional e na imagem como uma das maiores skatistas do mundo. Ela assinou um tênis da Nike que tinha lona azul e estampa de nuvens, bem na temática ‘fadinha’, e a frase If you can dream it, you can do it, que significa ‘Se você pode sonhar, você pode realizar’, em português. “Quero inspirar mais meninas a andarem de skate e praticarem esporte”, disse na época.
A trajetória até a conquista do Super Crown
Rayssa ficou em primeiro lugar na etapa de abertura da temporada de 2021 do SLS, que aconteceu em agosto em Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos. Em outubro, novamente ficou no lugar mais alto do pódio; em novembro, no Super Crown, que coroa a campeã mundial, acabou em 2º lugar, ficando atrás da brasileira Pâmela Rosa.
Já em 2022, a atleta conseguiu evoluir ainda mais e, assim, foi uma sucessão de excelentes resultados em todas as etapas do campeonato. Em julho, venceu em Jacksonville e virou a mulher com mais vitórias acumuladas do SLS – na época, eram quatro. Em agosto e outubro, conquistou mais dois 1º lugares, e no Super Crown em novembro, que disputou no Rio de Janeiro, fez o público brasileiro vibrar muito com a vitória e a conquista do título de campeã mundial. Com esse feito, ela acumulou 7 vitórias do SLS, se tornando a segunda pessoa com mais troféus de 1º lugar, atrás do americano Nyjah Houston.
O título de profissional nos Estados Unidos
Um grande momento na carreira de um skatista é quando ele recebe o título de profissional, que, nos Estados Unidos, acontece ao assinar seu shape ‘pro’ model. Isso chegou para Rayssa em maio de 2022 como uma surpresa quando ela estava treinando em Los Angeles e ganhou seu próprio shape em parceria com a April, marca fundada pelo skatista australiano Shane O’Neill. “Hoje realizei um dos meus maiores sonhos como skatista. Foi uma surpresa, eu não esperava isso acontecer agora. Eu sonhei tanto com esse dia! Estou muito feliz, galerinha”, escreveu em publicação no Instagram.
Ouro no X-Games
A primeira aparição de Rayssa no X-Games, evento superimportante de esportes radicais, foi em 2019, quando ficou em 4º lugar na modalidade street. Em 2022, em Chiba, no Japão, a maranhense levou o primeiro ouro no campeonato aos 14 anos de idade, e repetiu a conquista em maio de 2023, na mesma cidade, aos 15. Avisa que é a maioral!
Bicampeã do STU Open
No Skate Total Urbe Open de 2021, circuito brasileiro aberto para competidores internacionais, Rayssa ficou com a primeira colocação. Em outubro de 2022, ela foi pra cima do corrimão da Praça do Ó, no Rio de Janeiro, e novamente levou o 1º lugar, tornando-se bicampeã do STU aos 14 anos.
Projeção na moda
A jovem mostrou que está levando o skate brasileiro para longe quando fez sua estreia na semana de moda de Paris em março de 2023 para assistir ao desfile da Louis Vuitton. Ela foi convidada especial do estilista Nicolas Ghesquière e não ~apenas~ representou o esporte brasileiro em um evento de projeção internacional, mas também arrasou no look! <3
Rayssa Leal começou 2023 com vitórias no mundial de skate street em fevereiro, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e na etapa do SLS de Chicago, em abril. Mas, no Roma Pro, o pré-olímpico de skate street, que aconteceu no último domingo, dia 25 de junho, a atleta sofreu com dores e acabou abrindo mão de uma manobra, o que a deixou em 4º lugar.
Temos certeza de que ela está se recuperando e vai continuar alcançando excelentes resultados – e dando muito orgulho pra gente! Pode abrir mais espaço nesse quarto de troféus, viu, Rayssa? Logo logo tem mais! <3