Presidentes dos EUA e da China não comparecerão à COP 28
Assessores da Casa Branca disseram que agenda de Joe Biden foi consumida pela guerra Israel-Hamas, enquanto presidente chinês confirmou ausência
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP 28, que, neste ano, acontecerá em Dubai, deve acontecer sem as participações dos presidentes americano Joe Biden e do presidente chinês Xi Jinping, segundo os jornais The New York Times e O Globo.
O principal evento do clima do mundo contará com autoridades de quase 200 países, incluindo o Papa Francisco. De acordo com John Kerry, o motivo por trás da ausência de Biden e de Kamal Harris, vice-presidente dos EUA, na Cúpula do Clima, é que a agenda do presidente americano está tomada pelas negociações em torno das guerras que estão acontecendo.
“Eles [Biden e Kamala Harris] têm a guerra no Médio Oriente e uma guerra na Ucrânia, um monte de coisas acontecendo”, disse na semana passada Kerry, enviado especial de Biden para as mudanças climáticas.
Apesar da ausência do presidente americano, Kerry e sua equipe estarão em Dubai representando o país.
Mas, CAPRICHO, por que é tão importante a participação dos EUA e da China?
EUA e China são os dois principais emissores de carbono em todo mundo. A participação dos líderes de ambos países poderia ajudar na cooperação com outras nações e até na determinação de novas metas.
Mesmo se não participarem da COP, EUA e China firmaram neste mês um acordo que busca impulsionar o uso de energias renováveis no lugar do carvão, o gás e o petróleo.
Nesta segunda-feira (27), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o Brasil vai à COP-28 para cobrar, e não para ser cobrado. Silva também reafirmou a intenção do presidente Lula de apresentar durante o evento “um plano para financiar países que preservam suas florestas”.
A CAPRICHO e a GirlUp estão preparando uma cobertura toda especial da COP-28. Para acompanhar, é só acessar o site e as redes sociais da CH!