Nath Finanças acredita que a educação financeira emancipa mulheres
''Por que esse espaço foi tão renegado a nós?'' questiona Nath Finanças em evento da Casa Clã; empreendedora acaba de lançar livro infanto-juvenil
Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, ficou conhecida nas redes sociais com vídeos que tratavam sobre o universo das finanças pessoais de uma maneira prática e descontraída. E, para ela, esse assunto tem o poder de empoderar e emancipar mulheres e jovens (e a gente não poderia concordar mais com essa afirmação, né?)
”A educação financeira é uma forma de emancipar mulheres. Até hoje, 80% do meu público interessado no que produzo são mulheres. Por que esse espaço foi tão renegado a nós?”, questiona Rodrigues no último dia de evento da Casa Clã, iniciativa organizada pela Boa Forma, CLAUDIA, Bebê.com e Elástica -, que acontece entre 8 e 11 de março na Casa Higienópolis, em São Paulo.
Os homens possuem grupos fechados para falar sobre dinheiro e investimentos. Por que, então, nós mulheres não podemos falar sobre? Por que os homens podem construir patrimônio e a gente não pode construir o nosso? A gente tem que se unir sim
Nath Finanças
Natural de Nova Iguaçu (RJ), Nath é formada em Administração de Empresas e acaba de lançar um livro infanto-juvenil intitulado ”Plano Perfeito”, que conta com ilustrações do Ziraldo – trata-se do primeiro volume da coleção ”Conta Tudo” pela Editora Melhoramentos.
Na publicação, Rodrigues aborda a história do dinheiro e ensina crianças (a partir dos 7 anos) sobre a importância de poupar desde cedo e até de juntar as moedinhas do cofrinho para render algo bacana lá na frente!
”A educação financeira mexe com o nosso comportamento. Por isso é tão importante normalizar isso para evitar com que a gente caia em certas armadilhas, como se endividar desde cedo”, disse à CAPRICHO.
Além do livro, Rodrigues lançou no final do ano passado o Nath Play, uma plataforma de streaming voltada para quem quer começar a investir sua renda e não sabe muito bem como dar o primeiro passo.
Segundo ela, falar sobre finanças é ainda um tabu na sociedade, já que mexe muitas vezes com o lado íntimo das pessoas, com as emoções e também com os modos de consumo.
Pensando nisso, Nath explicou que o primeiro passo para quem quer começar a poupar é anotar os gastos – e não precisa ser algo complexo, ok? De acordo com ela, fazer isso uma vez por semana já costuma surtir efeito.
Ela elenca 5 categorias na hora de anotar os seus gastos. Aqui estão elas:
- Gastos fixos (aluguel, internet)
- Gastos variáveis (luz, água e mercado)
- Gastos extras (como gastos com saúde e imprevistos)
- Lazer
- Metas
Já deu pra ver que investir não precisa ser algo complicado, né? Entender a forma como gastamos nosso – suado dinheiro – é o primeiro passo.