De Neymar a Maisa, famosos já declararam voto em Lula ou Bolsonaro

Neymar, da seleção brasileira, dança ao som de "vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro" no TikTok; enquanto Maisa declara voto em Lula com look vermelho.

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2024, 15h31 - Publicado em 30 set 2022, 15h01
famosos voto
Reprodução/TikTok/Reprodução/Twitter/CAPRICHO

Em um ano com um cenário eleitoral tão complexo, nem os famosos e artistas – que, a gente sabe, influenciam a nossa galera – escaparam da daquela divisão de “nós contra eles” quando o assunto é a escolha dos candidatos à Presidência em 2022. De um, o apoio público em Lula (PT), de outro, em Bolsonaro (PL). Um exemplo é a escolha diferente de Neymar e de Maisa.

Maisa Silva, 20, publicou na tarde desta sexta-feira (30) em seu Twitter, que revelou sua opção no 1º turno. “TBT para falar que o voto é secreto”, ironizou ela, na legenda de uma foto em que aparece com um luxuoso look vermelho, cor “oficial” do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ela atraiu a atenção do próprio candidato Lula, que respondeu o post da musa teen, agradecendo o voto. “Obrigado pela confiança, Maisa. Vamos juntos!”, escreveu o político de 76 anos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o posicionamento do atacante da seleção brasileira de futebol, Neymar, deu o que falar essa semana. Ele declarou nesta quinta-feira (29) apoio ao presidente com uma dancinha no TikTok.

@neymarjr22♬ som original – Enejota

Continua após a publicidade

No vídeo, o atacante dança ao som de uma música que diz “vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro” e faz sinal de 22 com as mãos, em alusão ao número de urna do atual presidente da República.

“Agora o hexa vem! Segura!”, escreveu Flávio Bolsonaro em sua conta no Twitter, comemorando o vídeo do jogador.

Continua após a publicidade

A divulgação da posição de Neymar gerou divisão nas redes sociais, tanto que a hashtag #BolsoNey chegou às mais comentadas no Twitter. Mas, olha só: quando o assunto é posicionamento político dos famosos e artistas, precisamos pontuar algumas coisas:

Primeiro que, de modo geral, a percepção é que entre atores e cantores de MPB e pop, o voto é declarado no ex-presidente e atual candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro se destaca com atletas e sertanejos, que não costumam falar tão abertamente sobre o voto, mas compactuam com seus discursos.

Segundo que o apoio público de um artista não deve ser e não é o principal motor de uma campanha, viu? O que pesa mais na decisão de voto são fatores do dia a dia do eleitor, como a gente já te explicou aqui no CH na Eleição.

Terceiro que o apoio de artistas ou influenciadores – especialmente aqueles que você mais admira – pode provocar uma sensação estimulante de pertencimento. Só que não é só por isso que alguém que é fã de Neymar irá voltar em Bolsonaro ou um fã de Maisa votará no Lula, por exemplo. Existem outros elementos subjetivos – ou não – que contam para essa decisão.

E se liga só: segundo dados dos TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao todo, meninas e mulheres são 82.373.164 das eleitoras, o que equivale a 52,65% do total – isso mesmo, mais do que a metade de todos os aptos a votar no país. Entre os homens são 74.044.065, eleitores, um total de 47,33%. 

Continua após a publicidade

Uma explicação possível para este engajamento é porque elas, principalmente as mais pobres e que são chefes de família, sofrem com os efeitos da crise econômica e são mais afetadas por benefícios sociais. Nesse contexto, é esperado que busquem soluções que garantam algum tipo de segurança em momentos críticos como o que vivemos. Isso pode fazer com que você imagine que elas vão votar em Lula. Mas nem sempre é assim que acontece, viu?

Sobre o cenário atual, as principais pesquisas eleitorais, Datafolha e Ipec, apontam uma possibilidade do candidato do PT vencer já no primeiro turno, mas para isso ele precisa de mais de 50% dos votos válidos – lembrando que as pesquisas fazem um recorte do momento atual, não necessariamente preveem o futuro.

Abaixo, separamos alguns nomes de artistas, além de Maisa e Neymar, que já falaram publicamente sobre o seu voto – e que provavelmente você acompanha ou estão favoritados no seu streaming de música ou de séries preferido:

Robinho

Assim como Neymar, o ex-camisa 7 da seleção brasileira, Robinho, usou as redes sociais, para declarar voto em Jair Bolsonaro. No Instagram, o ex-jogador e condenado por estupro pela Justiça da Itália publicou uma foto com o uniforme da seleção, fazendo o 22, número de Bolsonaro nas urnas.

Continua após a publicidade

Fátima Bernardes

Fátima votará em Lula (PT) nas eleições presidenciais. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ela afirma que demorou para decidir e que esperou muito por uma terceira via que renovasse a política brasileira “que não se concretizou”. Diante da polarização e do cenário socioeconômico que o Brasil se encontra, ela afirmou que votará no petista no primeiro turno.

É a primeira vez que a jornalista e apresentadora declara publicamente seu voto. “Eu sempre mantive o meu voto em sigilo, porque é um direito meu e uma necessidade pela função que eu exercia”. Ela foi apresentadora do Jornal Nacional durante muitos anos, assim como do Encontro, ambos da Rede Globo.

Juliette

Em agosto, Juliette, a queridinha e campeã do “BBB 21”, da Globo, se juntou ao time de famosos que declararam seus votos nas eleições presidenciais de 2022. Em uma série de publicações nas suas redes sociais ela lembrou sua origem humilde e declarou voto no candidato e ex-presidente Lula.

Matheus & Cristiano
A dupla sertaneja foi uma que, recentemente, surpreendeu os fãs ao lançar até um single de apoio ao atual presidente, chamada “Capitão do Povo”. A canção foi apresentada em almoço que o presidente se encontrou com o bilionário Elon Musk, que comanda Tesla, e outros empresários, no mês de maio. A canção já foi usada em um clipe distribuído pela campanha.

Bruna Marquezine

Bruna Marquezine também falou sobre seu voto nessas eleições durante a entrevista ao podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, “Quem Pod, Pode”. Na ocasião, a atriz fez um “L” com os dedos ao falar que o “voto é secreto”.

Ela também participou de um vídeo, junto com outras personalidades, em que aparece fazendo movimento de transição de arminha para “L” com as mãos, dentro de um movimento apelidado de “vira voto” nas redes sociais.

E ela não deixou de ser criticada. A poucos dias, a primeira-dama Michelle Bolsonaro chamou Marquezine de “feia e vulgar” ao comentar em uma foto em que a atriz aparece usando um vestido recortado da marca britânica Burberry nas semanas de moda que estão acontecendo na Europa.

Zezé di Camargo e outros

Apesar de não ter falado publicamente sobre seu voto, Zezé Di Camargo, da dupla com Luciano, tem até foto com o político e já chegou a elogiá-lo nas redes sociais. Outros sertanejos, como Marrone (da dupla com Bruno) e Henrique e Juliano, também não falaram abertamente sobre seu voto, mas são conhecidos por apoiar Bolsonaro. 

Anitta

Neste ano, Anitta foi uma das artistas brasileiras que mais se posicionou nas redes sociais sobre política – e chegou a ser atacada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Ao declarar seu voto em Lula nas redes sociais, ela afirmou, também, “que não é petista e que não autoriza o uso da sua imagem para promover o partido e os seus candidatos”.

Gusttavo Lima

Embora não cite o nome do atual presidente nas redes, já prestou até homenagem a Bolsonaro de helicóptero, quando, de acordo com VEJA, sobrevoou Goiânia com sua aeronave envelopada com as cores do Brasil e o rosto do atual presidente.

Pabllo Vittar

Pabllo Vittar foi quem puxou a fila do declara voto neste ano. Durante sua apresentação no Lollapalooza, em março, a cantorafez um sinal de “L” com as mãos e puxou um coro “fora Bolsonaro”. Ao descer para o público, um fã entregou a ela uma toalha com o rosto de Lula. Em seguida, Pabllo correu no meio do público carregando o tecido – e isso rendeu uma movimentação do Judiciário paulista para proibir manifestações políticas no festival. Lembra?

Bianca Andrade

Boca Rosa, na tarde deste domingo (2), declarou voto em Lula e se autointitulou ‘Boca Vermelha’. Com mais de 20 milhões de seguidores, influenciadora que tem uma marca de maquiagem chamada “Boca Rosa” anunciou voto no Twitter e no Instagram.  “Lulinha e Boca Vermelha por um país mais feliz!”, respondeu Andrade aos seus seguidores.

Publicidade