7 truques infalíveis para montar looks estilosos usando poucas peças

Stylist revela ~segredos~ superfáceis para você multiplicar os seus visuais!

Por Djenifer Dias Atualizado em 6 ago 2021, 17h49 - Publicado em 8 ago 2021, 10h00
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Se você tem vontade de montar looks estilosos mas possui poucas peças no armário, que tal descobrir algumas dicas para multiplicar suas opções de visuais? A CAPRICHO conversou com a stylist Clara Alessandri para te dar dicas de como combinar peças-chave nas produções.

Entenda seu estilo próprio

Ao se conhecer e entender o que você gosta, fica bem mais fácil na hora de fazer compras. Para a stylist Clara Alessandri, “o autoconhecimento é fundamental para saber exatamente como misturar cores, peças e acessórios“. 

Dentro da teoria dos sete estilos universais, existem os seguintes estilos: casual, romântico, moderno, fashionista, clássico, sexy e sofisticado. Somos todas uma mistura de dois ou três deles.

  • Casual: caracterizado por peças versáteis de malha ou tecidos naturais, com modelagem soltinha, já que a prioridade é conforto e praticidade, com preferência para cores e estampas mais básicas.
  • Romântico: peças com babados, rendas, estampas fofas em cores claras, suaves e tons pastel.
  • Moderno: a cor preta é uma “preferência”. Ele é caracterizado por peças assimétricas, geométricas e volumosas, com acessórios diferenciados por cor ou por textura. Um bom exemplo, é o look inteiro preto com tênis xadrez.
  • Fashionista: para pessoas ousadas e antenadas na moda, produções que misturam vários estilos, nas diferentes peças do look.
Foto de uma mulher sentada em uma mesa de restaurante. Ela usa uma blusa de moletom com capuz rosa, calça jeans branca e tênis branco. Ela apoia a mão esquerda no queixo e a segura a perna esquerda com a mão direita, olha para o lado e sorri levemente.
Look com moletom @joannapincerato/Instagram
  • Tradicional: peças de qualidade, atemporais, de alfaiataria, cores sóbrias e linhas retas, com estampas clássicas e discretas.
  • Sexy: decotes profundos, fendas, transparências, rendas, animal print e cores fortes, são os pontos principais.
  • Refinado: peças contemporâneas e duráveis, com looks que passam uma imagem de elegância e confiança.

Dica: Identificando no próprio guarda-roupa dois ou três desses estilos, esse será o seu mix. Você pode ter um estilo 50% básico, 40% romântico e 10% sexy, por exemplo. Não precisa ficar limitada a eles, mas é um ótimo guia para você entender melhor o seu gosto!

Escolha peças versáteis

Com as peças corretas, é possível montar uma infinidade de looks usando as mesmas roupas de base. Por exemplo:

  • Camisa branca: é sempre uma peça versátil, que atende pessoas de um estilo casual ou até um mais sofisticado.
  • Calça jeans: com inúmeros estilos, lavagens, cores e modelagens, a queridinha do street style é bem-vinda em diversas ocasiões.
Larissa Manoela posando com look composto por calça jeans, camiseta branca, sandálias pretas e bolsa baguette
Larissa Manoela posando com look Instagram/Reprodução
  • Jaquetas: complementos disponíveis em vários modelos – com zíper trator, fechamento com botões ou até mesmo bomber. As de couro também nunca saem de moda e fazem a composição ficar um arraso!
  • Blazers em cores marcantes: pode usar com looks monocromáticos ou apenas com o blazer como o ponto de cor do visual.
  • Bota tratorada: o item está em alta neste inverno e compõe um novo estilo para looks com calça e camiseta.
Klara Castanho com calça jeans, sobretudo, boné, camiseta branca e tênis branco. Ela está sorridente.
Looks com calça jeans e tênis klaracastanho/Instagram

Esses itens proporcionam visuais para a escola, sair com as amigas, ficar em casa… Também fique atenta às estampas – algumas delas são atemporais, como a xadrez e a listrada.

Brinque com as cores

A gente sempre tem a leve tendência de montar looks que são com uma paleta mais fechada, por medo de ousar e sair da nossa zona de conforto. Uma boa dica é brincar com a combinação de cores, seja com a ajuda do circulo cromático, ou apostando nos tons do momento. A stylist Clara Alessandri acredita que o ideal é começar com peças brancas ou abusar das várias tonalidades de azul, desde o claro até o marinho. Isso sem contar os looks monocromáticos, que são superestilosos e fáceis de montar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alyssa Lee (@alvssa_)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Olivia ♡ (@oliviacalabio)

  • Escolha itens de qualidade

    Se o seu objetivo é ter poucas peças e ainda produzir looks legais, invista em roupas com tecidos de maior durabilidade. É aquela máxima do “tenha poucas, mas boas peças”. Pesquise marcas que se importem com a qualidade dos produtos – e que sejam transparentes quanto a isso!

    Use a criatividade

    Teste novas combinações com os itens que você já tem e descubra novas possibilidades para os seus looks do dia a dia. Com uma calça jeans, você pode criar um visual lindo combinado com uma blusa listrada e um tênis branco. Também vale colocá-la com uma camisa de estampa floral por fora da calça de forma mais despojada e, para finalizar, uma sapatilha preta de bico fino, por exemplo. Aposte em sobreposições divertidas e se joga! <3

    Continua após a publicidade
    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Júlia Franco (@jujumfranco)

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Sah Oliveira (@eusaholiveira)

    Pesquise referências

    Siga perfis e sites que combinem com o seu estilo e aproveite para se inspirar na hora de montar seus looks. Fique de olho em perfis de famosas ou de influenciadoras, figurinos de seriados e até aqui no site da CH.

    Use acessórios

    Os acessórios são os nossos melhores amigos para turbinar o resultado! Aposte em colares, brincos, pulseiras, cintos diferenciados e bolsas. Eles podem ser o ponto de cor em um visual mais sóbrio.

    Além disso, chapéus, laços, presilhas, lenços e tiaras também trazem um toque de personalidade extra a quem os utiliza, viu? Um lenço de animal print ou xadrez, enfeitando um rabo de cavalo, por exemplo. Pontuar um look com tendências no acessório, é um artifício para quem não curte peças tão diferentonas.

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Zeena Shah 💗 Colour Lover (@heartzeena)

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Amy Roiland / Fashion Blogger (@afashionnerd)

    Quantidade das peças

    Para a stylist Clara Alessandri, um armário com 45 peças já possui a variedade ideal para criar combinações estilosas. Sendo:

    • 20 peças de cima: blusas, camisetas e camisas.
    • 10 peças de baixo: calças, saias e shorts.
    • 3 peças inteiras: vestidos e macacões.
    • 2 jaquetas ou blazers.
    • 10 calçados: tênis, sapatilha, sandálias, sapatos de salto entre outros.
    Foto com parede branca e algumas peças penduradas em uma arara de madeira.
    Guarda-roupa purology.si/Instagram

    Qual desses truques você vai aderir?

    Quem deu as informações: Clara Alessandri, personal stylist de São Paulo cadastrada no GetNinjas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade