Retrospectiva: 9 tendências polêmicas que bombaram em 2021

Blusas diferentonas, recortes ousados, chinelos esquisitos... Relembre modas que dividiram opiniões neste ano

Por Sofia Duarte 16 dez 2021, 11h34

O fim do ano está chegando e, com ele, o momento de retrospectiva, em que a gente ama relembrar o que fez sucesso no mundo da moda durante os meses anteriores. Desta vez, o assunto são as tendências polêmicas que apareceram em 2021 – e não foram poucas, viu? Vem relembrar 9 delas!

Suéter com recorte

O bolero, que era hit dos anos 90 e 2000, voltou para invadir o outono-inverno deste ano. Curtinho na parte da frente e nas costas, ele cobre apenas os braços e, às vezes, o pescoço, e apareceu bastante em tonalidades neutras. Você aderiu?

garota usa bolero e calça cinza, top branco e bolsa preta. A foto mostra ela de corpo inteiro
Look com bolero que tem recorte polêmico @todecrespa/Instagram

Recortes ousados

Por falar em recortes… Os “buracos” diferentões marcaram presença nos looks de famosas como Kylie Jenner e acabaram se disseminando em vestidos e blusas por aí. Que tal?

Kylie Jenner usando vestido laranja com recortes circulares nas regiões do colo, dos seios e da barriga
Kylie Jenner usando vestido com recortes @kyliejenner/Instagram

Roupas transparentes

As celebridades também deram o nome nessa febre das roupas transparentes que deixam a calcinha à mostra. Dua Lipa foi uma delas!

View this post on Instagram

A post shared by DUA LIPA EVERYWHERE (@dualipaeverywhere)

Sandália pescador

Os sucessos da década de 1990 continuaram fazendo seu comeback, e a sandália pescador foi um deles. Ela possui aberturas laterais e lembra a silhueta de uma papete, só que é fechada na frente. Ótima para quem quer trazer um toque vintage às produções!

Jovem posando frente a espelho usando blusa preta e com o celular cobrindo parte de seu rosto.
Look com sandália pescador inkandfable/Instagram
Continua após a publicidade

Chinelo nuvem

Em busca do conforto, os famosos pillow slides dominaram o street style e abriram caminho para a incorporação de diferentes modelos de chinelos em visuais do dia a dia. Pelas tendências de rasteirinhas deste verão, já percebemos que esse design veio para ficar, viu?

Jovem com expressão séria e mãos para trás do corpo posando para foto com conjunto verde.
Look com chinelo nuvem @bavdl/Instagram

Macaquinho esportivo

A moda athleisure, que preza pelo aconchego e pela liberdade de movimentos, continuou com força total e trouxe à tona os macaquinhos esportivos, semelhantes a um uniforme de ginástica.

View this post on Instagram

A post shared by Alexis Elliott (@lex_elliott_)

Blusa com alfinete

A blusa que possui detalhe ousado no decote (e realmente parece que está “por um fio”) foi destaque de um dos desfiles da Jacquemus e, a partir daí, muitas marcas fizeram suas próprias versões – até porque reproduz o truque de fechar apenas um botão do cardigan ou da camisa, que já era queridinho das fashionistas.

Foto da modelo Hailey Bieber em um estacionamento. Ela usa um top marrom com decote com detalhe em alfinete, calça xadrez, óculos de sol e cabelo preso em um coque. Ela não olha para a câmera e não sorri.
Hailey Bieber usando top com detalhe de alfinete MEGA/GC/Getty Images

Bolsa em formato de bola de basquete

As bolsas inusitadas também marcaram presença em 2021, como essa em formato de bola de basquete, que acabou conquistando várias fashionistas adeptas do street wear.

Foto de uma mulher no estacionamento. Ela usa um top e uma calça na cor creme, tênis nas cores azul e branca e segura a bolsa em formato de bola de basquete na mão direita. Ela olha para a câmera e sorri.
Look com bolsa em formato de bola de basquete @andreacdasilva_/Instagram

Cinto na barriga

Mais uma moda controversa que voltou à tona, especialmente devido à ascensão da estética Y2K nos últimos tempos. O belly chain ou waist chain, que bombava nos anos 90 e 2000, normalmente é fino e delicado para ser usado na cintura, de miçangas coloridas ou corrente dourada. Você daria uma chance a ele?

Três garotas usando top cropped com calça jeans de cintura baixa e tênis branco. Todas estão usando um cinto fino na barriga. Elas estão posicionadas uma ao lado da outra, com uma das pernas para a frente levemente dobrada.
Polêmica fashion: usar cinto de corrente na barriga é tendência @mirahgupta/Instagram

E aí, qual dessas tendências polêmicas de 2021 você usaria e qual jamais entraria no seu armário?

Continua após a publicidade

Publicidade