Continua após publicidade

Relembre 10 polêmicas fashion que dividiram opiniões em 2022

Truques de styling inusitados, tendências diferentonas e estéticas controversas que marcaram o ano

Por Sofia Duarte 13 dez 2022, 10h05

É fato que não faltaram peças, tendências e truques de styling diferentões na moda das ruas e até das passarelas nos últimos meses. Vimos muitos looks que causaram controversas nas redes sociais – há quem ame e quem odeie. Mas você se lembra dos principais desde o comecinho do ano? Vem embarcar nesta retrospectiva de polêmicas fashion que marcaram 2022 com a gente!

Relembre as principais polêmicas fashion de 2022

Trompe l’oeil

A estampa com efeito de ilusão de ótica, que foi bastante popularizada pelo francês Jean Paul Gaultier na década de 1990, fez o seu comeback inclusive nas semanas de moda, como no desfile de outono-inverno da Y/Project em janeiro. Aos poucos, a padronagem também caiu no gosto das famosas e do street style.

View this post on Instagram

A post shared by Y/PROJECT (@yproject_official)

Minissaia da Miu Miu

A minissaia de cintura baixa da Miu Miu virou hit entre as influenciadoras, o que fez com que a grife italiana fosse eleita a marca do ano pela Lyst, devido às altas buscas na plataforma. No Brasil, um look que chamou a atenção foi este de Maisa Silva no programa Altas Horas, que contou com um styling cheio de atitude assinado por Pedro Sales.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by +A (@maisa)

Saia longa

A saia longa, tanto jeans como na modelagem cargo, dividiu opiniões, mas não podemos negar que elas apareceram, sim, em diversas produções mundo afora. Você curte?

View this post on Instagram

A post shared by ✿ ABI | Casual Midsize Style (@itsabinunn)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por jade | passion 4 fashion (@jadeybird)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Old money

A estética old money, à la Blair Waldorf, de Gossip Girl, deu o que falar e levantou discussões interessantes no TikTok. Esse visual, que se expressa na moda através do estilo preppy, refere-se a pessoas que nasceram herdeiras de grandes fortunas e, portanto, a pergunta que surgiu foi: por que seguir essa estética e colocá-la em um pedestal, uma vez que ela valoriza códigos eurocentrados e remete a um dos principais contribuintes da desigualdade social?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Louise Sagan 🦌🍂 Mode durable / sustainable fashion (@aliaslouiseblog)

Luvas

Quem aí se recorda de quando a Jade Picon fez todo mundo querer comprar luvas transparentes depois de aparecer com elas no BBB22? Parece que tudo isso aconteceu em outra vida, mas foi esse ano, e a influenciadora apenas escancarou na televisão brasileira uma tendência que já estava rolando (e muito!) por aí.

View this post on Instagram

A post shared by JADE 🌪 (@jadepicon)

Botas Bratz

A ousadia em um contexto propício a isso, pela retomada das atividades por muito tempo interrompidas devido à pandemia de Covid-19, chegou também às botas de plataforma e cano alto, em uma vibe total bonecas Bratz.

View this post on Instagram

A post shared by NYANE (@nyane)

Continua após a publicidade

Bota jeans

E por falar em bota…. O DIY chegou aos pés com essa customização inusitada que envolve reaproveitar calças jeans antigas (e esquecidas) do armário. Até Rosalía entrou na onda!

View this post on Instagram

A post shared by • NAKED WOLFE • (@nakedwolfe)

Óculos de sol futurista

O futurismo teve destaque nos looks de festivais de música com os óculos de sol espelhados e com armações oversized – eles foram aposta das fashionistas para o Lollapalooza!

View this post on Instagram

A post shared by Nah Cardoso (@nahcardoso)

Continua após a publicidade

Brasilcore

Mais uma estética que gerou reflexões pertinentes foi a brasilcore, em especial porque observamos que fashionistas europeias se apropriaram e reproduziram o estilo, com as cores da bandeira brasileira, tradicionalmente usado nas periferias, sendo que o estilo em questão foi por tanto tempo (e ainda é) marginalizado por uma sociedade racista e elitista. No entanto, ao ser usada por corpos não racializados e não periféricos, a estética é reconhecida e ganha status de estilosa.

View this post on Instagram

A post shared by Thainá Campos (@euthai_campos)

Mix de cintos

Para fechar a nossa lista, temos um truque de styling maximalista que marcou presença nos festivais de música, o mix de cintos. Combinações de cintos com correntes, fivelas prateadas, finos e robustos deixaram os visuais mais autênticos e chamativos para essas ocasiões.

View this post on Instagram

A post shared by Ines Silva (@irisloveunicorns)

E aí, qual dessas polêmicas fashion você aderiu em 2022 e qual passou longe? O que será que 2023 nos reserva em termos de tendências diferentonas, hein?

Publicidade