Para ficar de olho: 6 marcas de moda que possuem iniciativas sustentáveis

Confira as empresas que estão apostando em ações mais ecológicas e que respeitam a natureza

Por Thais Varela - Atualizado em 26 nov 2019, 10h11 - Publicado em 15 nov 2019, 10h03

Você já parou para refletir sobre como a forma que você consome pode impactar o meio ambiente e a sociedade? É muito importante analisarmos os nossos hábitos de consumo, além de nos certificarmos de que os produtos e as empresas que estamos comprando estão alinhados com os princípios que queremos seguir.

Questionamento simples, como o tipo de tecido que são feitas as nossas roupas e quem são as pessoas que as estão produzindo, por exemplo, podem ajudar a construir um mundo melhor, mais justo e em harmonia com o meio ambiente. Também é nosso dever cobrar das empresas que consumimos atitudes que irão contribuir para o mundo, como repensar novas formas de usar materiais que seriam descartados e como tornar as etapas de produção cada vez mais sustentáveis. Agindo juntos, conseguiremos fazer muito mais pelo meio ambiente.

Giphy/Reprodução

Pensando nisso, a CH separou seis marcas de moda que estão trabalhando em iniciativas mais sustentáveis!

Farm

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

Neste ano, a marca carioca lançou várias iniciativas sustentáveis. Entre as novidades eco-friendly da Farm, está a renovação de toda a linha de jeans da grife, que passou a ser feita 100% de algodão responsável brasileiro (que segue as certificações ABR e BCI de cultivo correto) e lavada apenas com químicos certificados que não agridem o meio ambiente. Com essas mudanças, a empresa economizou 47% da água, 46% de energia e deixou de emitir 1,3 kgs de CO2 comparada à produção tradicional do tecido.

As malhas da grife também ganharam uma versão sustentável, produzidas a partir de algodão nacional certificado e tingidas com ingredientes naturais. Vale ressaltar que o tingimento é um dos processos mais poluentes da indústria da moda por usar diversos produtos que são tóxicos para o meio ambiente. Além disso, a empresa lançou uma parceria com a Insecta Shoes, marca vegana e ecológica de sapatos. Os modelos criados na collab foram feitos a partir de peças vintage e sobras de tecidos da Farm. Ao todo, 165 m² de tecido foram reutilizados nessa ação. 

Amaro

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

A marca de moda digital está substituindo o uso de plástico virgem em sua cadeia de produção. Agora, os materiais plásticos presentes nas embalagens da grife são provenientes de matéria-prima descartada. Uma empresa especializada faz a limpeza de praias pelo litoral brasileiro junto com cooperativas de catadores de lixo, e o material coletado se une à outros descartes para ser transformado no plástico reciclado usado por eles. A Amaro também possui dois modelos de pacotes sustentáveis: um envelope de papel 100% reciclável (que já é utilizado em 50% dos pedidos) e caixas de papelão também recicláveis.

Essa iniciativa faz parte do projeto Amaro Cores, que possui outras áreas de atuação responsável, como o uso de tecidos reaproveitados em novas peças e parcerias com comunidades de artesãos pelo Brasil para incentivar a mão-de-obra nacional.

Continua após a publicidade

Renner

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

Em 2018, a marca lançou o selo Re – Moda Responsável para representar suas iniciativas sustentáveis. Com ele, a Renner assumiu o compromisso público de até 2021 ter 80% dos produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes, utilizar algodão certificado em 100% de sua cadeia de fornecimento, consumir energia proveniente de fontes renováveis, reduzir as emissões de gás carbônico e ter toda sua cadeia de fornecedores de revenda com certificação socioambiental.

Entre os materiais sustentáveis que a grife já está utilizando, estão o algodão certificado, viscose certificada, poliamida biodegradável (que se decompõem em até três anos após ser descartada no aterro sanitário) e fio reciclado proveniente do reaproveitamento de sobras de tecidos da própria varejista.

C&A

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

Neste ano, a marca criou sua primeira coleção de jeans feita totalmente com algodão seguindo os padrões de cultivo certificados. Junto com esse lançamento, a C&A também fez uma coleção-cápsula de cinco peças produzidas de maneira mais sustentável, utilizando menor volume de água durante as lavagens ou até dispensando essa etapa, que é um dos processos da indústria da moda que mais consome esse recurso, além de liberar substâncias tóxicas na natureza.

A grife também está expandindo o Movimento ReCiclo, que oferece uma alternativas para os clientes descartarem roupas antigas de qualquer marca. As peças usadas podem ser depositadas em compartimentos específicos presentes em 84 lojas físicas espalhadas pelo país. Os modelos que estiverem em bom estado são destinados à doação, e as peças que não puderem mais ser utilizadas serão enviadas para a reciclagem. Até o final de 2019, o projeto estará presente em 130 lojas da C&A.

Marisa

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

Repensar as peças jeans também foi a iniciativa da Marisa neste ano. A marca se juntou a um fornecedor do tecido que possui práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva para a produção das peças, recuperação da água utilizada durante os processos e o uso de fibras recicladas na fabricação dos tecidos. Para a criação desta nova coleção, foram usadas técnicas que reduzem de 75% até 95% o consumo de água comparado aos processos tradicionais.

Melissa

Confira seis marcas de moda que estão apostando em iniciativas sustentáveis! Divulgação/Divulgação

O plástico usado na composição dos calçados da Melissa é 100% reciclável e vegano e, agora, a empresa passou a oferecer aos clientes a possibilidade de retornar nas lojas da marcas os itens que não são mais utilizados por eles. A grife dará um descarte adequado às peças. Além dessa iniciativa, a marca possui um compromisso público de até 2020 reutilizar e tratar todo os resíduos líquidos provenientes de sua produção, eliminando o desperdício de água.

Bora prestar mais atenção no que as empresas estão fazendo para cuidar do meio ambiente?

Continua após a publicidade
Publicidade