Continua após publicidade
Continua após publicidade

De repente está todo mundo mandando mensagens através das roupas?

Usar peças estampadas com frases não é novidade. Porém, parece que nos últimos tempos a moda se tornou, ainda mais, uma forma de se posicionar

Por Thais Varela Atualizado em 1 dez 2019, 11h04 - Publicado em 1 dez 2019, 10h04

Apenas nesta semana, Taylor Swift e Billie Eilish escolheram estampar – literalmente – um recado em seus looks. As duas artistas usaram as roupas para marcarem suas opiniões sobre assuntos diferentes durante o American Music Awards 2019. Mas elas não são as únicas a ter esse tipo de atitude. Nos últimos tempos, a moda está cada vez mais direta, trazendo mensagens políticas e sociais, e sendo um instrumento de posicionamento para marcas, celebridades e para a sociedade no geral.

Publicidade
Taylor Swift e Billie Eilish no AMA 2019 Getty Images/Getty Images

É claro que a moda sempre esteve atrelada à mensagens. Entre os diferentes movimentos culturais que surgiram na história, o modo de se vestir de seus integrantes era uma forma de reconhecimento e de transmitir para o mundo suas filosofias. Não é à toa que os punks, que apareceram nos anos 1970 e enfrentavam o sistema para instaurar um novo modelo político sem tantas regras, tinham uma aparência mais transgressora, pesada. Eles estavam tentando chocar, transformar a sociedade, e isso era visto em suas roupas, acessórios e até em seus cabelos.

Publicidade

O mesmo serve para os hippies, nos anos 1960, que usavam a cabeleira longa, peças de tramas naturais e até difundiram o símbolo de “paz e amor”, entre outras características que tem tudo a ver com sua ideologia de um mundo mais pacífico e em equilíbrio com a natureza.

Estilo hippie com tecidos e acessórios naturais, no clima de “paz e amor” Daily Mirror/Mirrorpix/Mirrorpix/Getty Images

 

Publicidade

Apesar de frases já aparecerem na moda há tempos, atualmente, as mensagens presentes nas roupas estão mais óbvias. Quem lembra do desfile da Dior, em 2016, em que a mensagem “We should all be feminists” (“Todos nós deveríamos ser feministas”, em português) apareceu em uma camiseta na passarela e fez uma onda girl power surgir? Ou do vestido de alta-costura usado por Hailee Steinfeld no Baile do MET deste ano, que estampava o escrito “No pictures, please” (“Sem fotos, por favor”, em português), e fazia uma ~piada~ com a relação das celebridades e paparazzis.

Chiara Ferragni usando camiseta da Dior com os dizeres “We Should All Be Feminists” Getty Images/Getty Images

View this post on Instagram

Publicidade

I said no photos please, but somehow ended up with all of these… (part 1)

A post shared by hailee steinfeld (@haileesteinfeld) on

Vale lembrar que até o vestido de casamento de Hailey Bieber trazia uma mensagem no véu com a romântica frase “Till death do us part” (“até que a morte nos separe”, em português).

Publicidade
Hailey Bieber com seu vestido de casamento que trazia a frase “Till Death Do Us Parth” no véu Instagram/Reprodução

Deu para perceber que as opiniões estão explicitas até nas roupas. Em tempos de redes sociais, no qual as pessoas podem espalhar livremente o que pensam pelos diferentes aplicativos (o que, infelizmente, nem sempre resulta em mensagens saudáveis, né?), parece ~natural~ que essa atitude migre também para outras áreas da nossa vida, inclusive para o vestuário. Pensando pelo lado positivo, esse novo comportamento pode ajudar a espalhar muitos recados importantes por aí, como o respeito à natureza e à mulher, como vimos exemplos acima.

Continua após a publicidade

O que você acha dessa atitude? Você sairia por aí com roupas que exibem sua opinião em alguma questão? 

Publicidade
Publicidade

Publicidade