As melhores dicas para quem quer seguir a carreira de modelo

Entrar em uma agência, ter no mínimo 16 anos, ter notas boas… não é só andar nas passarelas, não!

Por Isabella Massoud Atualizado em 13 nov 2017, 11h56 - Publicado em 11 nov 2017, 20h29

Alessandra Ambrosio, Carol Trentini, Candice Swanepoel… Você já conhece esses nomes, né? Modelos superfamosas também estão entre as nossas musas inspiradoras. Mas mais do que se inspirar, você sonha em seguir essa carreira? A CH conversou com Anderson Baumgartner, o dono da agência Way Model, em São Paulo, e separamos as melhores dicas para você se informar e não cair em ~ciladas~! 

Anderson Baumgartner, o diretor da agência Way Model, em SP. Way Model/Divulgação

Como os bookers encontram as modelos new faces?

É importante saber que nem todas as abordagens são reais. Tem muita gente fake nas redes sociais se passando por booker, criando perfil falso de agência… Então a dica do Anderson é: “ligue na agência para confirmar, pesquise sobre os profissionais e sobre os trabalhos da agência”. Sim, ainda existem olheiros nas ruas, mas eles podem também não ser profissionais. Converse com seus pais e peça para conhecer a agência. A Carol Trentini foi descoberta por um olheiro em sua cidade, Panambi, no Rio Grande do Sul. E ainda existem algumas agências que fazem concursos, então vale ficar ligada nas inscrições! A Alessandra Ambrosio foi finalista de um concurso adolescente. 

Posso ser descoberta através do meu Instagram?

Sim, mas cuidado com o que posta. Ter um bom conteúdo é algo relevante para os bookers te escolherem. Quando a modelo é aprovada na agência, também recebe algumas instruções para ser o mais verdadeira e real possível. As selfies estão liberadas! 

E se eu quiser ser modelo, preciso de um book profissional?

Não. Antigamente, as agências pediam um book para avaliação. Hoje em dia, esse material já não é mais obrigatório. Você mesma pode tirar as fotos em casa, com o celular, e nem precisa de uma produção muito grande. “Um fundo branco, fotos sorrindo e séria, sem maquiagem e sem filtros!”, é só isso que a agência do Anderson pede, por exemplo. Procure o site ou o Insta de uma boa agência, ou um e-mail dos responsáveis pelo setor de recrutamento. Mande as fotos, uma mensagem dizendo que quer ser modelo e um textinho explicando quem você é. Fácil, hein!  

kendall-jenner-yearbook
Não precisa de book não! Reprodução/Reprodução

Com quantos anos posso começar a carreira de modelo?

A idade mínima para trabalhar é 16 anos. Com essa idade, você pode tirar fotos, desfilar em grandes semanas de moda, ser capa de revista… Mas antes disso, algumas agências fazem acompanhamento da futura modelo. Até o seu aniversário de 16, os responsáveis ficam sabendo do seu crescimento, de como você está indo na escola… Tem que se dedicar sempre, viu!

Continua após a publicidade

As medidas de corpo são extremamente exigidas?

Nós já sabemos que o mundo da moda está mudando bastante. Não é todo trabalho que precisa de modelos altas e magras. Você pode ser baixinha, ter curvas, ser plus size. O mundo da moda tem vários segmentos: internacional (liga o Brasil ao mundo, é a parte que encontra trabalhos estrangeiros), comercial (modelos em campanhas fotográficas), fashion (modelos que fazem editoriais de revista, desfiles em semanas de moda). E o Anderson lembrou de um ponto importante: ter personalidade! “Ser magra e alta não é mais uma regra 100% seguida, a beleza está dentro da gente”.

Existe algum treinamento para arrasar nas passarelas do mundo?

Não precisa entender tudo de moda para ser modelo. As agências estão aí para te ensinar e te apresentar para o mercado. Aulas de inglês, de estilo e de passarelas são algumas das oferecidas quando a modelo começa a ser agenciada em uma agência como a Way. Mas leve bem à sério, viu! Estudar é o segredo para ter sucesso: “tem que estudar, siga as profissionais que goste, use as poses como referência, mas encontre o seu melhor ângulo na frente do espelho”, diz Anderson. Treinar é tudo!

gigi hadid victoria's secret
A Gigi Hadid também treinou bastante para arrasar no catwalking. GIF:/Reprodução

Preciso morar em São Paulo para trabalhar como modelo?

Não é obrigatório, mas é o ideal. São Paulo é a cidade da moda no Brasil: é onde acontece a maior Semana de Moda da América Latina (SPFW) e também é onde estão localizados a maioria dos clientes do mundo da moda e beleza. As chances de você receber mais trabalhos são maiores se estiver disponível e mais perto. Mas calma, tem gente que vai até a cidade sempre que aparece um trabalho.

Como funciona o cachê?

A realidade é cruel: não é logo no começo da carreira que você receberá altos salários ou muitos trabalhos. Como em toda profissão, é necessário se dedicar bastante para se tornar uma top model ou, quem sabe, uma angel. Existe um padrão no mercado, os clientes pagam o salário da modelo e mais 20% para a agência. Justo, né?

E ai, já está pronta para seguir seu sonho? 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade