O que significam as cenas pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa?

O filme conta com duas cenas pós-créditos que podem ser bem reveladoras para o futuro do MCU

Por Gabriela Zocchi - 8 jul 2019, 10h00

ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA TRAZ SPOILERS SOBRE HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA CAPITÃ MARVEL

spoiler-alert
GIF/CAPRICHO

Homem-Aranha: Longe de Casa chegou aos cinemas nesta quinta-feira (4), encerrando de uma vez por todas a Saga do Infinito, como é conhecida a terceira fase do Universo Cinematográfico Marvel. Após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, Peter Parker (Tom Holland) busca tirar umas férias da vida de super-herói e parte em uma viagem com os amigos pela Europa. Mas lá todos serão surpreendidos com a presença de monstros conhecidos como Elementais, que pretendem destruir a Terra. Você já assistiu ao filme? Prestou atenção nas cenas pós-créditos? Se ficou confusa, a gente explica aqui o que elas significam e o que indicam para o futuro do MCU.

CENA PÓS-CRÉDITO #1: IDENTIDADE REVELADA

De volta à Nova York, vemos o Homem-Aranha levando MJ (Zendaya) para um passeio nos ares pela cidade. Quando eles se despedem, porém, o telão de um prédio mostra um vídeo gravado por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no qual o vilão (que provavelmente morreu mesmo) manipula as gravações para dar a entender que Peter é quem foi responsável pelos ataques dos drones em Londres.

Continua após a publicidade

Se você notou que os fãs mais assíduos vibraram quando o jornalista J. Jonah Jameson (J.K. Simmons) apareceu no telão, saiba que é porque o ator já tinha repetido esse mesmo papel nos primeiros filmes do Cabeça de Teia, aqueles dirigidos por Sam Raimi e nos quais o herói era interpretado por Tobey Maguire, lembra? Ao que tudo indica, o âncora deve ter uma função importante nos próximos filmes da franquia.

homem-aranha-j-jonah-jameson
Sony Pictures/Reprodução

E por falar no jornalista, sabia que o Clarim Diário, o veículo responsável por divulgar o vídeo de Mysterio, era um jornal clássico que aparecia nos quadrinhos do Homem-Aranha? Parece que no universo da Marvel a imprensa também mudou bastante, já que agora ele se tornou um site de notícias.

O portal revela ainda a verdade identidade do super-herói. Essa é uma grande reviravolta na história, já que Peter sempre se escondeu por trás da máscara vermelha e azul. Isso significa que no próximo filme provavelmente veremos o garoto lidando com o fato de ser famoso e de todos saberem seu nome. Interessante, ainda mais porque jogo virou e ele agora será enxergado por muitos como vilão, né? Você está pronta para ver Peter tentando fugir da polícia e limpar seu nome na Fase 4? Vale lembrar ainda que a grande revelação pode ser um próximo passo para que o garoto passe a liderar um suposto novo time dos Vingadores, já que o mundo sempre soube que Tony Stark (Robert Downey Jr.) era quem estava por trás do Homem de Ferro – e Peter parece estar seguindo o mesmo caminho.

peter-parker-edith-tony-stark
Sony Pictures/Reprodução

CENA PÓS-CRÉDITO #2: NICK FURY NÃO É QUEM PARECE SER

Continua após a publicidade

Lembra que, depois que Capitã Marvel chegou aos cinemas, a gente apresentou uma teoria de que Nick Fury seria o Talos disfarçado, tudo por causa da forma como ele cortou uma torrada no filme? Pois bem, na segunda cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa a hipótese se mostrou verdadeira!

Na cena, a gente descobre que a Maria Hill (Cobie Smulders) e o Nick Fury (Samuel L. Jackson) que acompanhamos durante o filme todo eram, na verdade, Talos (Ben Mendelsohn) e a esposa dele, Soren (Sharon Blynn), que foram enviados pelo ex-comandante da S.H.I.E.L.D. para entregar E.D.I.T.H. para Peter Perker, enquanto o verdadeiro Fury estava numa nave repleta de Skrulls dando ordens a eles.

nick-fury-torrada-capita-marvel
Nick Fury diz que não come torradas cortadas na diagonal, mas… Reprodução/Marvel

Surgem então diversas questões. 1) Desde quanto estaria Talos disfarçado de Fury? 2) Onde estaria a verdadeira Maria Hill? 3) Em que missão Fury estaria trabalhando dentro da nave? A explicação mais sensata para a última pergunta seria a de que o agente e os Skrulls estariam criando a S.W.O.R.D., uma espécie de S.H.I.E.L.D. espacial, que tem como objetivo proteger o universo como um todo. Isso indica então que a Fase 4 da Marvel deve acontecer fora da Terra?

Além disso, será que Talos e Soren são os únicos Skrulls no nosso planeta ou existem mais personagens disfarçados? E os Krees, por onde andam? Todas essas parecem ser perguntas bem pertinentes de serem respondidas na sequência de Capitã Marvel, né? Será que o segundo filme da heroína vai acontecer no tempo atual e não nos anos 90?

Continua após a publicidade
Skrulls desembarcam em uma das praias de Los Angeles no filme Capitã Marvel Chuck Zlotnick/Marvel

Vale lembrar que uma das HQs mais icônicas da Marvel fala sobre a Invasão Secreta, quando Skrulls se disfarçaram de pessoas importantes no nosso planeta e passaram a controlar a humanidade. Eita!

O que você achou de Homem-Aranha: Longe de Casa?

Publicidade