7 curiosidades sobre a trilha sonora de Frozen 2

Você sabia que a cantora Aurora solta a voz no filme? Ou que o longa faz uma homenagem ao clipe de Bohemian Rhapsody?

Frozen 2 só estreia no Brasil em 2 de janeiro, mas lá fora o filme já chegou aos cinemas e está batendo recordes de bilheteria! Por enquanto, temos que esperar com paciência para saber o que acontecerá com Elsa e Anna na sequência da animação, mas já dá para ir diminuindo a ansiedade ao ouvir a trilha sonora original, em inglês, nos serviços de streaming! A CAPRICHO participou de um evento com os criadores, diretores e animadores da produção no estúdio de animação da Disney, em Burbank, na Califórnia, e descobriu diversas curiosidades sobre as músicas do filme. Ficou curiosa? Chega mais!

1. Os animadores se filmavam cantando para transmitir as verdadeiras emoções dos personagens

Quando pessoas de carne e osso cantam, é possível ver os músculos delas se movendo, né? E, para deixar os personagens de Frozen o mais reais possível, os animadores responsáveis por criá-los tiveram que se preocupar com todos esses pequenos detalhes. Quando Elsa canta a icônica Into the Unknown (apontada como ~a nova Let It Go~), por exemplo, é possível ver até mesmo sua respiração! “Uma das coisas mais difíceis de fazer em animação é passar emoção. Quanto mais delicado e mais singelo o movimento e a expressão, mais difícil de fazer parecer real”, explicou Vitor Vilela, o brasileiro que supervisionou o processo de animação do longa. Para facilitar o processo, os profissionais chegam até mesmo a se filmar em situações parecidas com as dos personagens! “A gente tinha que entrar na cabeça da Elsa para entender a emoção que ela estava sentindo e transmiti-la para a animação. Às vezes chegamos até a nos filmar para copiar os movimentos”, entregou ele à CH.

into-the-unknown-elsa-frozen-2

 (Reprodução/Disney)

2. Os atores que dublam o filme foram essenciais para a criação dos personagens

Atores como Kristen Bell, Idina Menzel e Josh Gad foram importantes não só por emprestar suas vozes para o filme, mas eles às vezes eram chamados pela equipe de animação para que todo mundo pudesse observar como eles próprios reagiam em situações parecidas com as dos personagens em cena. “A gente trouxe os atores que dublavam o filme e alguns cantores profissionais da Broadway para observá-los, assim conseguimos prestar mais atenção no funcionamento do corpo deles para recriarmos igual na animação”, entregou Vitor.

ana e elsa trailer frozen 2 Anna e Elsa no trailer de Frozen 2.

Anna e Elsa no trailer de Frozen 2. (YouTube/Reprodução)

3. A cantora Aurora faz uma participação muito especial no filme

Into the Unknown é uma canção de Elsa sozinha, mas se você olhar os créditos da música vai ver que tem outro nome ao lado de Idina Menzel, que dubla a personagem. Esse alguém é ninguém mais, ninguém menos do que a cantora Aurora! No filme, a faixa aparece quando Elsa escuta um chamado distante que a estimula a deixar Arendelle em busca de respostas sobre seu passado e o de sua família. E Aurora, no caso, é tal da voz que a princesa escuta o tempo todo. Sim, é ela quem faz os “ah-ah, aah-aaah” da faixa! A participação da cantora no longa faz todo o sentido, já que ela é norueguesa, assim como as irmãs protagonistas, e também é “uma grande incentivadora de que você seguir sua intuição”, segundo ela própria.

4. Cada personagem tem uma música poderosa 

A trilha sonora do primeiro filme de Frozen é muito icônica, afinal quem nunca cantou Livre Estou ou Você Quer Brincar na Neve?, né? Por isso, a responsabilidade de criar mais músicas incríveis foi grande, mas não impediu que os diretores e compositores se divertissem no processo. “Foi como se fosse o ato 2 de um musical, e queríamos que cada música estivesse completamente conectada com a história e os personagens”, revelou a diretora e redatora Jennifer Lee. “Cada personagem tem uma música poderosa. Existe maturidade em todas as canções, mesmo que elas ainda sejam engraçadas e divertidas. Se aprofundar musicalmente conforme a história ia acontecendo foi um grande desafio para nós”, completou.

5. Lost in the Woods foi inspirada em um… karaokê

No primeiro filme, Kristoff não canta nada, o que deixou alguns fãs de Jonathan Groff, o dublador do personagem, um pouco chateados, já que ele é expert em musicais da Broadway e chegou até a atuar em Glee. Para Frozen 2, a equipe não quis desperdiçar seu talento e, por isso, fez questão de criar uma música para o namorado de Anna. Acontece que eles estavam com dificuldade de desenvolver um momento em que um cara todo tímido e grandalhão conseguiria abrir seu coração, e a inspiração veio de um lugar inusitado. “Não existe um momento em que um homem se entrega mais aos seus sentimentos do que num karaokê”, brincou a compositora Kristen Anderson-Lopez em entrevista à Vanity Fair.

Ao ter essa constatação, ela teve a ideia de escrever uma música no estilo das baladas de rock dos anos 80, na vibe de bandas como Queen e Journey. A cena na qual Kristoff solta a voz e abre seu coração sobre Anna faz até mesmo uma referência ao clipe de Bohemian Rhapsody, do grupo de Freddie Mercury, viu?

6. Jonathan Groff fez a voz das 18 renas que aparecem em Lost in the Woods

Enquanto solta a voz em Lost In the Woods, Kristoff conta com a ajuda de backing vocals especiais: Sven e mais 17 outras renas! Jonathan Groff foi quem fez a voz não só de seu próprio personagem, mas de todos os outros animais na canção, o que significa que ele gravou 18 vozes diferentes que depois foram sobrepostas em uma mesma música. Que loucura, né?

kristoff-frozen-2 Kristoff e Sven em Frozen 2

Kristoff e Sven em Frozen 2 (Reprodução/Disney)

7. Diversas músicas foram excluídas da trilha

Sim, Frozen 2 tem muitas músicas, mas mesmo assim várias outras acabando não entrando no filme, acredita? “Muitas músicas não chegaram à versão final porque precisamos escolher aquelas que eram mais fortes para a história e melhor se encaixavam com o momento da trama”, contou o diretor Chris Buck à CH. Algumas delas, como Home, I Seek the Truth, Unmealtable Me e Get This Right, podem ser ouvidas na versão deluxe da trilha sonora!

Curtiu? Lembrando que algumas faixas do filme ganharam também versões para a rádio cantadas por artistas famosos! Panic! at the Disco, por exemplo, gravou uma versão de Into The Unknown, enquanto Kacey Musgraves canta All Is Found. A banda Weezer, por sua vez, solta a voz em Lost In The Woods.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s