Netflix: 8 personagens LGBTQIA+ das nossas séries favoritas

A pesquisa com a GLAAD mostrou que a ficção ajuda no processo de aceitação e apontou quais são os personagens LGBTQIA+ mais representativos pra comunidade

Por ambilereis - Atualizado em 15 jun 2020, 19h54 - Publicado em 15 jun 2020, 16h12
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

A Netflix divulgou uma pesquisa feita com a GLAAD (Aliança de Gays & Lésbicas Contra Difamação) no Brasil e descobriu que os nossos seriados queridinhos da plataforma estão ajudando os espectadores em um ponto muito importante: criar empatia. De acordo com dados levantados, 80% dos brasileiros que não se identificam como LGBTQIA+ disseram que séries como Elite e Sex Education os ajudaram a melhorar o relacionamento com pessoas LGBTQIA+ nas suas vidas.

Para Monica Trasandes, diretora de mídia latinx e representação em língua espanhola da GLAAD, é como se, ao termos representatividade nas telas, acelerácemos o processo de aceitação. Isso é muito importante, já que 85% dos participantes LGBTQIA+ comentaram que o entretenimento ajudou as suas famílias a entendê-los melhor.

A pesquisa apontou os títulos e personagens em que a comunidade LGBTQIA+ se sentiu mais representada e que também foram os mais bem-sucedidos em criar empatia entre os não membros LGBTQIA. E, cá entre nós, são todas ótimas escolhas para a gente maratonar nesta semana. Vem ver a lista:

spoiler-alert
GIF/CAPRICHO

Casey Gardner de Atypical

A série conta a história de Sam, um rapaz que é diagnosticado dentro do espectro do autismo e que está em busca de sua independência. Casey é a irmã mais nova de Sam. Ela acaba desenvolvendo sentimentos por Izzie, que é capitã do time de corrida.

Continua após a publicidade

Eric Effiong de Sex Education

A trama fica centrada em Otis, filho de uma terapeuta sexual. Apesar de ser ainda virgem, ele ~meio que~ se torna um especialista sexual na escola. Eric é o melhor amigo de Otis e (spoiler!!!) tem um romance com Adam Groff, o valentão do colégio.

Lito Rodriguez de Sense8

Continua após a publicidade

Oito estranhos ao redor do mundo descobrem que estão conectados um com o outro. Lito é um ator espanhol que vive com o namorado no México, mas começa a série no armário.

Omar Shanaa de Elite

Por onde começar a explicar Elite? O seriado, que é só treta atrás de treta, tem a premissa de desvendar o assassinato de Marina, cometido por um dos estudantes de Las Encinas. Omar é irmão de Nádia (uma das alunas do colégio) e se apaixona por Ander, colega da irmã.

Continua após a publicidade

Piper Chapman de Orange Is The New Black

Piper é enviada para a prisão após Alex Vause, sua ex-namorada que já está presa, denunciá-la por um crime. As duas começam a conviver no confinamento e voltam o romance com tudo.

Robin Buckley de Stranger Things

Stranger Things se passa na pequena cidade de Hawkins, local em que começam a acontecer incidentes sobrenaturais. Robin só aparece na última temporada e, ao ser paquerada por Steve, se revela lésbica.

Continua após a publicidade

RuPaul de RuPaul’s Drag Race

O reality busca por dragqueens que tenham carisma e talento para receber o título de America’s Next Drag Superstar. RuPaul é o apresentador icônico da atração, que sempre fala as melhores frases.

Theo Putnam de O Mundo Sombrio De Sabrina

Continua após a publicidade

O seriado mostra Sabrina Spellman, uma garota que precisa conciliar sua natureza como metade-bruxa e metade-mortal na luta contra as forças do mal. Theo, que é um dos melhores amigos de Sabrina, revelou-se um garoto transgênero ao longo dos episódios.

E aí, o que achou dos personagens citados? Incríveis, né?

Publicidade