10 livros que viraram filmes teen que amamos

Antes dessas histórias serem vistas nas telinhas, elas estavam nas páginas de livros

Por Vitória Macedo Atualizado em 25 nov 2021, 17h39 - Publicado em 8 nov 2020, 10h00

Muitos dos filmes que amamos são adaptações de livros e fica difícil escolher qual formato gostamos mais, né? Desde as franquias de Harry Potter em 2001, que conquistaram o mundo cinematográfico, passando por Crepúsculo que foi um sucesso de público, essas produções só vem crescendo.

Se nos filmes temos o gosto de ver em carne e osso os personagens que estavam só na nossa cabeça, nos livros podemos nos aprofundar ainda mais no desenvolvimento das histórias e nos detalhes de narração, que muitas vezes o cinema não é capaz de mostrar.

Nós separamos aqui alguns livros que viraram filme e talvez você nem se lembre. Se você já assistiu esses títulos, a leitura da lista é uma boa chance para mergulhar ainda mais na trama.

A Barraca do Beijo, Beth Reekles

Antes da história de Elle Evans (Joey King) e Noah Flynn (Jacob Elordi) entrar no catálogo da Netflix, ela já estava disponível nas livrarias desde 2018. Por isso, era possível prever alguns dos caminhos trilhados em A Barraca do Beijo 1 e 2. No entanto, há uma diferença grande do livro e do segundo filme, como a faculdade em que Elle foi aceita. Isso fez Beth Reekles escrever um terceiro livro, também por causa do último filme da franquia, A Barraca do Beijo 3: Uma Última Vez. A autora possui ainda mais dois contos, Pé na Estrada e A Casa na Praia, que contam histórias de Noah e Elle.

Capa dos livros de A Barraca do Beijos em um fundo de textura colorida nas cores rosa azul e branco
A Barraca do Beijo – Livros Alto Astral/Divulgação

Para Todos os Garotos que Já Amei, Jenny Han

Esse filme conquistou nossos corações e antes de ser sucesso na Netflix, o romance já era sucesso entre as leitoras. Para todos os garotos que já amei, P.S.: Ainda amo você e Agora e para sempre, Lara Jean são os três volumes de uma trilogia apaixonante que acompanha os altos e baixos da vida de Lara Jean Song. A CAPRICHO já te contou aqui algumas diferenças entre o filme o livro.

cena de Para todos os Garotos que Já Amei: Agora e Para Sempre, Lara Jean. Peter e Lara Jean estão sentados em uma mesa. Um olha para o outro
Para todos os Garotos que Já Amei: Agora e Para Sempre, Lara Jean Sarah Shatz/Netflix/Divulgação

A Culpa é das Estrelas, John Green

Esse foi o primeiro livro adaptado para o cinema de John Green em 2014 que fez muito sucesso. Seja vendo uma tela ou lendo as páginas do romance publicado em 2012, nos emocionamos muito com a história de Hazel Grace e Augustus Waters.

Cidades de Papel, John Green

A segunda adaptação de John Green para as telinhas, que contou com a atuação de Cara Delevingne (Margot Roth Spielgeman) e Nat Wolff (Quentin Jacobsen), é de um livro adorável, cheio de mistérios que te prende do início ao fim. Ele foi lançado em 2008 e conta com várias frases icônicas. Uma delas, dita por Margot é: “Você tem que se perder antes de se encontrar.

Capas dos livros A Culpa é das Estrelas e Cidade de Papel em um fundo de textura nas cores rosa, azul e amarelo
A Culpa é das Estrelas e Cidade de Papel Intrínseca/Divulgação
Continua após a publicidade

Com Amor, Simon, Becky Abertalli

Inicialmente, o livro escrito por Becky Albertalli era chamado de Simon vs A Agenda dos Homo Spiens (em tradução livre). Após o lançamento do filme, em 2018, o nome mudou para Com amor, Simon e a capa ganhou uma foto do ator Nick Robinson, que interpreta o protagonista. Quem amou a encantadora história de amor que questiona os padrões sociais, vai gostar muito do livro também. Além disso, o romance conta com uma continuação, Leah Fora de Sintonia, narrado pela melhor amiga de Simon, em que sabemos mais sobre ela, amante de Harry Potter, fanfics, desenhar e tocar bateria.

A Cinco Passos de Você, Rachael Lippincott, Tobias Iaconis e Mikki Daughtry

Se o filme com Cole Sprouse e Haley Lu Richardson te fez chorar muito, minha amiga, com o livro não é diferente. A história por de Stella Grant e Will Newman é emocionante e há várias passagens no livro que são bem marcantes.

A Química que Há Entre Nós, Krystal Sutherland

Os fãs de John Green vão se apaixonar ainda mais por essa história de amor que, apesar de parecer clichê, é surpreendente. A Amazon lançou em 2020 a adaptação na plataforma, com atuação de Lili Reinhart e Austin Abrams.

Capas dos livros A Cinco Passos de Você e A Química que Há Entre Nós em um fundo de textura nas cores rosa, amarelo e azul
A Cinco Passos de Você e A Química que Há Entre Nós GloboAlt/Divulgação

O Sol também é uma estrela, Nicola Yoon

O livro é encantador e cativante, não só pela escrita, mas pela história também. Há várias mensagens importantes sem deixar de lado aquele romance todo que nós amamos. Ele vai além e aborda questões como imigração, diferenças culturais e conflitos familiares. Nos cinemas, Natasha, a imigrante da Jamaica foi interpretada por Yara Shahidi e Daniel por Charles Melton.

O Ódio que Você Semeia, Angie Thomas

O filme O Ódio que Você Semeia, de 2018 é repleto de cenas fortes e relevantes, assim como no romance publicado em 2017. No livro conseguimos nos aprofundar na dor e na luta de Starr, que perde o melhor amigo, Khalill, pela brutalidade policial nos Estados Unidos. A história é extremamente necessária nos tempos o que vivemos, com protestos antirracistas que explodiram no mundo todo. Você vai se apaixonar pela narrativa divertida e marcante de Angie Thomas.

Capas dos livros O Ódio que Você Semeia e O Sol Também É Uma Estrela em um fundo de textura nas cores rosa, amarelo e azul
O Ódio que Você Semeia e O Sol Também É Uma Estrela GaleraRecord/Arqueiro/Divulgação

Cinderela PopPaula Pimenta

A Paula Pimenta, uma das maiores escritoras para o público teen, fez uma releitura incrível do clássico Cinderela. O livro conta a história de Cintia, uma princesa do tempos atuais que é antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música. Até que, após a separação dos pais, ela vê seu castelo desmoronar. A adaptação chegou aos cinemas em 2019 protagonizado por Maisa.

Capa do livro Cinderela Pop em um fundo de textura nas cores rosa, azul e amarelo
Cinderela Pop Galera Record/Divulgação

Todos esses livros podem ser encontrados na Amazon, é só clicar aqui!

Pronta para atualizar a lista de leituras? 

Continua após a publicidade

Publicidade