Continua após publicidade

10 livros que viraram filmes teen que amamos

Antes dessas histórias serem vistas nas telinhas, elas estavam nas páginas de livros

Por Vitória Macedo Atualizado em 30 out 2024, 23h16 - Publicado em 8 nov 2020, 10h00

Muitos dos filmes que amamos são adaptações de livros e fica difícil escolher qual formato gostamos mais, né? Desde as franquias de Harry Potter em 2001, que conquistaram o mundo cinematográfico, passando por Crepúsculo que foi um sucesso de público, essas produções só vem crescendo.

Se nos filmes temos o gosto de ver em carne e osso os personagens que estavam só na nossa cabeça, nos livros podemos nos aprofundar ainda mais no desenvolvimento das histórias e nos detalhes de narração, que muitas vezes o cinema não é capaz de mostrar.

Nós separamos aqui alguns livros que viraram filme e talvez você nem se lembre. Se você já assistiu esses títulos, a leitura da lista é uma boa chance para mergulhar ainda mais na trama.

A Barraca do Beijo, Beth Reekles

Antes da história de Elle Evans (Joey King) e Noah Flynn (Jacob Elordi) entrar no catálogo da Netflix, ela já estava disponível nas livrarias desde 2018. Por isso, era possível prever alguns dos caminhos trilhados em A Barraca do Beijo 1 e 2. No entanto, há uma diferença grande do livro e do segundo filme, como a faculdade em que Elle foi aceita. Isso fez Beth Reekles escrever um terceiro livro, também por causa do último filme da franquia, A Barraca do Beijo 3: Uma Última Vez. A autora possui ainda mais dois contos, Pé na Estrada e A Casa na Praia, que contam histórias de Noah e Elle.

Capa dos livros de A Barraca do Beijos em um fundo de textura colorida nas cores rosa azul e branco
A Barraca do Beijo – Livros Alto Astral/Divulgação

Para Todos os Garotos que Já Amei, Jenny Han

Esse filme conquistou nossos corações e antes de ser sucesso na Netflix, o romance já era sucesso entre as leitoras. Para todos os garotos que já amei, P.S.: Ainda amo você e Agora e para sempre, Lara Jean são os três volumes de uma trilogia apaixonante que acompanha os altos e baixos da vida de Lara Jean Song. A CAPRICHO já te contou aqui algumas diferenças entre o filme o livro.

cena de Para todos os Garotos que Já Amei: Agora e Para Sempre, Lara Jean. Peter e Lara Jean estão sentados em uma mesa. Um olha para o outro
Para todos os Garotos que Já Amei: Agora e Para Sempre, Lara Jean Sarah Shatz/Netflix/Divulgação
Continua após a publicidade

A Culpa é das Estrelas, John Green

Esse foi o primeiro livro adaptado para o cinema de John Green em 2014 que fez muito sucesso. Seja vendo uma tela ou lendo as páginas do romance publicado em 2012, nos emocionamos muito com a história de Hazel Grace e Augustus Waters.

Cidades de Papel, John Green

A segunda adaptação de John Green para as telinhas, que contou com a atuação de Cara Delevingne (Margot Roth Spielgeman) e Nat Wolff (Quentin Jacobsen), é de um livro adorável, cheio de mistérios que te prende do início ao fim. Ele foi lançado em 2008 e conta com várias frases icônicas. Uma delas, dita por Margot é: “Você tem que se perder antes de se encontrar.

Capas dos livros A Culpa é das Estrelas e Cidade de Papel em um fundo de textura nas cores rosa, azul e amarelo
A Culpa é das Estrelas e Cidade de Papel Intrínseca/Divulgação

Com Amor, Simon, Becky Abertalli

Inicialmente, o livro escrito por Becky Albertalli era chamado de Simon vs A Agenda dos Homo Spiens (em tradução livre). Após o lançamento do filme, em 2018, o nome mudou para Com amor, Simon e a capa ganhou uma foto do ator Nick Robinson, que interpreta o protagonista. Quem amou a encantadora história de amor que questiona os padrões sociais, vai gostar muito do livro também. Além disso, o romance conta com uma continuação, Leah Fora de Sintonia, narrado pela melhor amiga de Simon, em que sabemos mais sobre ela, amante de Harry Potter, fanfics, desenhar e tocar bateria.

A Cinco Passos de Você, Rachael Lippincott, Tobias Iaconis e Mikki Daughtry

Se o filme com Cole Sprouse e Haley Lu Richardson te fez chorar muito, minha amiga, com o livro não é diferente. A história por de Stella Grant e Will Newman é emocionante e há várias passagens no livro que são bem marcantes.

Continua após a publicidade

A Química que Há Entre Nós, Krystal Sutherland

Os fãs de John Green vão se apaixonar ainda mais por essa história de amor que, apesar de parecer clichê, é surpreendente. A Amazon lançou em 2020 a adaptação na plataforma, com atuação de Lili Reinhart e Austin Abrams.

Capas dos livros A Cinco Passos de Você e A Química que Há Entre Nós em um fundo de textura nas cores rosa, amarelo e azul
A Cinco Passos de Você e A Química que Há Entre Nós GloboAlt/Divulgação

O Sol também é uma estrela, Nicola Yoon

O livro é encantador e cativante, não só pela escrita, mas pela história também. Há várias mensagens importantes sem deixar de lado aquele romance todo que nós amamos. Ele vai além e aborda questões como imigração, diferenças culturais e conflitos familiares. Nos cinemas, Natasha, a imigrante da Jamaica foi interpretada por Yara Shahidi e Daniel por Charles Melton.

O Ódio que Você Semeia, Angie Thomas

O filme O Ódio que Você Semeia, de 2018 é repleto de cenas fortes e relevantes, assim como no romance publicado em 2017. No livro conseguimos nos aprofundar na dor e na luta de Starr, que perde o melhor amigo, Khalill, pela brutalidade policial nos Estados Unidos. A história é extremamente necessária nos tempos o que vivemos, com protestos antirracistas que explodiram no mundo todo. Você vai se apaixonar pela narrativa divertida e marcante de Angie Thomas.

Capas dos livros O Ódio que Você Semeia e O Sol Também É Uma Estrela em um fundo de textura nas cores rosa, amarelo e azul
O Ódio que Você Semeia e O Sol Também É Uma Estrela GaleraRecord/Arqueiro/Divulgação
Continua após a publicidade

Cinderela PopPaula Pimenta

A Paula Pimenta, uma das maiores escritoras para o público teen, fez uma releitura incrível do clássico Cinderela. O livro conta a história de Cintia, uma princesa do tempos atuais que é antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música. Até que, após a separação dos pais, ela vê seu castelo desmoronar. A adaptação chegou aos cinemas em 2019 protagonizado por Maisa.

Capa do livro Cinderela Pop em um fundo de textura nas cores rosa, azul e amarelo
Cinderela Pop Galera Record/Divulgação

Todos esses livros podem ser encontrados na Amazon, é só clicar aqui!

Pronta para atualizar a lista de leituras? 

Publicidade