Kpapo: 10 episódios essencias para se aprofundar no K-pop

Podcast comandado por Babi Dewet e Érica Imenes chega ao fim após 4 temporadas

Por Gustavo Balducci Atualizado em 7 fev 2021, 16h27 - Publicado em 6 fev 2021, 10h00

Lançado em 2019, Kpapo foi o primeiro podcast original do Spotify aqui no Brasil. O bate-papo sobre K-pop, comandado pelas autoras Babi Dewet e Érica Imenes, logo se tornou referência por abordar temas leves e aprofundados sobre a cultura coreana e a Onda Hallyu.

Abraçado pelos ouvintes nas redes sociais, o projeto chega ao fim na próxima segunda-feira (08/02) após quatro temporadas de muito sucesso e aprendizado. “Me sinto honrada por deixarmos esse legado e poder perceber que nossas pautas e conversas se estenderam e se multiplicaram além dos episódios”, disse Érica. “Tenho muito orgulho do trabalho que fizemos e do impacto positivo que causamos na maneira como as pessoas enxergam e consomem o K-pop”, completou Babi.

Entre os mais de 50 episódios gravados, assuntos como saúde mental, serviço militar obrigatório e cena LGBTQIA+ na Coreia do Sul levantaram discussões importantes para todo o fandom brasileiro. Para Érica, alguns dos episódios favoritos são Cyberativismo no K-pop e Liberdade para o fã — esse último com a participação de Thunderbird, um dos maiores vjs da MTV Brasil. Já entre os desafiadores estão Black Lives Matter no K-pop e A Hallyu na treta China vs. Hong Kong. “É muito interessante quando a gente consegue puxar assuntos que não estão diretamente relacionados com o fandom de K-pop, ou quando é um tema confuso, sem muitas informações confiáveis, como aconteceu com o episódio sobre o exército coreano”, explicou Babi.

Acostumadas com o universo dos livros e do YouTube, apostar no formato de podcast também foi libertador para a dupla: “No podcast, não existe a mesma pressão que o vídeo ou o livro impõe sobre a gente. Ele chegou num momento diferente e deu uma nova abertura para crescer e desenvolver coisas que os outros formatos já não permitiam mais devido a essa pressão”, disse Érica. “Foi um espaço para se sentir segura, um lugar para falar e não ser julgada fora de contexto”, afirmou Babi.

O resultado de mais de 2 anos de trabalho teve um ótimo retorno pessoal segundo Érica: “Queremos agradecer a todos que participaram do Kpapo, aos convidados e nossos ouvintes. Nosso crescimento pessoal e profissional foi muito maior através dele. Desejamos que essas discussões apresentadas pelo podcast continuem constantes por aí”.  “É emblemático que o primeiro podcast original do Spotify Brasil tenha sido um projeto sobre K-pop. Aproveitamos essa oportunidade da melhor forma possível para transformar tudo isso numa boa experiência”, concluiu Babi.

A convite da CH, a dupla selecionou 10 episódios essenciais para você se aprofundar no universo do K-pop:

1 – Cyberativismo no K-pop

2- O confucionismo na sociedade sul-coreana

3- Serviço militar

4- Shows de K-pop no Brasil

Continua após a publicidade

5 – Novatos no fandom

6- Fetiche racial e yellow fever

7- Afeto e comida na família coreana

8- Liberdade para o fã

9- Shows virtuais no Brasil

10 – Quero estudar o K-pop, e agora?

[Bônus] Isso não é uma treta de gerações

E aí, qual é o seu episódio favorito?

Continua após a publicidade

Publicidade