K-Pop: vencedores e controvérsias do MAMA 2017 | Capricho

K-Pop: vencedores e controvérsias do MAMA 2017

Alguns artistas que levaram prêmios estavam muito atrás nas votações

Por Marô Rodrigues 1 dez 2017, 16h05

Se você acompanha as novidades de k-pop, então você deve ter visto a hashtag “재검토요청_마마” circulando pelos trending topics do Twitter! Os fãs estão enfurecidos com a premiação MAMA 2017 (veja todos os indicados aqui).

Algumas semanas atrás, a MNET (responsável pelo evento) fez uma limpa nos votos, alegando que muitos deles eram ilegais, feitos por métodos de robô ou até mesmo de hackers.

O problema foi que os fãs perceberam que alguns grupos e artistas estavam sendo mais prejudicados do que os outros. Até aí não foi tão problema assim, porque a galera voltou com os mutirões de votos e conseguiu rebater os números perdidos.

Mas chegou o segundo dia da premiação, que foi no Japão, e os fãs ficaram chocados com alguns vencedores. Isso porque grupos como EXO, BTS, Girls’ Generation e Winner, estavam liderando os votos nas categorias que eles estavam concorrendo. Mas na hora do “vamo vê”, não foi assim.

Foi aí que surgiu a comoção nas redes sociais, com os fãs pedindo uma recontagem de votos, mostrando provas de como as votações foram manipuladas. Que feio né, MNET?

Continua após a publicidade

Algumas provas que os fãs juntaram são bem surpreendentes! Olha aí:

  • O girlgroup PRISTIN venceu na categoria Artista Feminina Revelação com 20 milhões de votos. Mas quem estava liderando no site da votação era a Kim Chung Ha, com mais de 26 milhões de votos.
  • O Seventeen levou o prêmio de Melhor Dança de Grupo Masculino com pouco mais de 2 milhões de votos. MAS OLHA SÓ! O EXO e o BTS estavam com mais de 30 milhões de votos cada. Absurdo, né?
Seventeen recebendo o prêmio no MAMA 2017 Seventeen/Divulgação
  • Uma das maiores controvérsias foi na categoria Música do Ano. O girlgroup TWICE ficou entre os finalistas, mas elas tinham apenas 1% dos votos nessa categoria. O EXO estava na liderança com Ko Ko Bop e o BTS, Winner e Girls’ Generation vinham logo atrás. Mas quem venceu foi o TWICE, mesmo estando em décimo lugar na votação.
  • Para os solos, foi uma surpresa quando nem G-Dragon e nem IU ganharam prêmios. O que todo mundo está achando estranho é que eles dominaram as paradas musicais durante todo o ano com seus lançamentos. Mas nada de levar estatueta pra casa! 

E aí, tá bom de prova ou querem mais?

A MNET ainda não se pronunciou sobre as acusações. Ainda falta o último dia de premiação, que vai acontecer em Hong Kong hoje, dia 1 de dezembro. Vamos ficar de olho hein?

 

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade