HyunA e DAWN estão de volta com duplo comeback 

O casal, demitido da antiga gravadora por assumir o namoro, provou que não existem barreiras para viver o amor na música

Por Gustavo Balducci - Atualizado em 6 nov 2019, 13h28 - Publicado em 6 nov 2019, 13h25

2019 é um ano de grandes mudanças para o K-pop. Enquanto novos artistas explodem a todo instante, os veteranos aprendem a resignificar suas carreiras sem perderem o brilho. Exemplo dessa força é HyunA, uma das solistas mais notáveis e rentáveis do pop sul-coreano. Antes mesmo de seguir carreira solo, ela marcou presença em girl groups poderosas como Wonder Girls e 4MINUTE, além de ficar conhecida mundialmente por estrelar o hit Gangnam Style, um dos responsáveis pela popularização do K-pop, ao lado do cantor PSY, em 2012.

Aos 27 anos, a cantora conquistou fama por não aceitar ofensas e ensinou que a Coreia do Sul deve respeitá-la. Sua carreira sempre esteve cercada por críticas e polêmicas quanto ao seu posicionamento nas letras e performances, ou sua postura intitulada sexual demais. Embora já tenha aberto o coração para falar sobre as difamações que recebeu ao longo dos anos, a cantora nunca deixou de arrasar e seguiu com seu talento por onde passou, incluindo sua passagem pela JYP e pela Cube Entertainment, milhares de álbuns vendidos e hits inesquecíveis que entraram para a história.

DAWN (que anteriormente assinava como E’Dawn) é rosto marcado na cena do K-pop após seu debut em 2016 no boy group PENTAGON, também agenciado pela Cube. Antes mesmo de estrear com o coletivo de 9 membros, o jovem rapper já havia conhecido os encantos da diva durante os stages da faixa Roll Deep, na qual DAWN substituiu Jung Il-hoon do grupo BTOB, que assinava o feat.

https://www.instagram.com/p/B4eePNKFQwA/

Continua após a publicidade

 

Em 2017 o flerte aumentou quando a Cube anunciou o projeto Triple H, uma sub-unit incorporada por HyunA, que já era o maior nome da casa, ao lado de E’Dawn e Hui, o líder do PENTAGON. O trio fez muito sucesso com seu primeiro single, 365 Fresh, e pegou fama pela atitude madura das faixas e mvs. No ano seguinte, o Triple H voltou com REtro Futurism, dessa vez com uma vibe oitentista cheia de sintetizadores numa pegada funky divertida. Nas promoções do novo EP, os dois integrantes começaram a demonstrar uma conexão ainda maior, o que deixou o público curioso e, naquele instante, a mídia especulou todas as possibilidades para alegar que existia um romance acontecendo entre os membros.

A fofoca ainda gerou uma série de especulações sobre HyunA, que levaram a cantora a fazer uma ação mais radical: no dia 2 de agosto de 2018, ela foi ao Instagram, escreveu uma carta confirmando o rumor e declarou que estava em um relacionamento com DAWN desde maio de 2016. “Eu realmente queria ser honesta. Pelos fãs que sempre me apoiaram e me acompanharam, eu queria entrar no palco com um coração feliz, sem nada para esconder, como eu sempre fiz. Obrigada, e ainda que não seja suficiente só dizer que eu os amo, eu não tenho outro jeito de expressar isso”, escreveu. Mais cedo, ela já havia confirmado o namoro para um veículo coreano.

Apesar de sincero, a revelação não agradou sua gravadora, e poucas horas depois, a Cube tomou nota sobre a atitude da garota “A Cube Entertainment decidiu oficialmente retirar os artistas HyunA e E’Dawn da gravadora”, e continuou, “Após numerosas discussões, é com grande dor que chegamos à conclusão de que será difícil para nós reconstruir a lealdade e a confiança quebradas entre esses dois artistas, HyunA e E’Dawn. Como resultado, tomamos a decisão de forçá-los a sair do nosso rótulo.”

Continua após a publicidade

O pronunciamento da agência chocou o fandom e virou notícia ao redor do globo. A expulsão foi fortemente criticada pelos fãs e pela mídia – influenciando diretamente na queda das ações da gravadora nos dias posteriores ao escândalo. Por fim, a Cube até procurou rever o contrato, mas o casal favorito dos kpoppers não voltou atrás e curtiu sua liberdade longe dos holofotes por um tempo.

View this post on Instagram

A post shared by Hyun Ah (@hyunah_aa) on

Continua após a publicidade

Com a situação sob controle, a parceria com PSY rendeu novos frutos para HyunA. Amigo de longa data, o hitmaker e agora CEO da sua própria agência de entretenimento, convidou a cantora e seu namorado para assinarem com a PNATION no começo de 2019. Além do casal, os músicos Jessi e CRUSH também se tornaram parte do selo. PSY não poupou esforços para fazer o comeback das estrelas acontecer da melhor forma possível.

É fácil dizer que HyunA segue sendo sincera com seu público. Sua paixão pela música se tornou a sua maior arma contra as dificuldades que a indústria, o machismo e o preconceito, impõe sobre as mulheres no entretenimento. O aguardado retorno aconteceu hoje, dia 05 de novembro, através da ensolarada Flower Shower. O mv ficou digno dos contos de fada:

Continua após a publicidade

E, ela não voltou sozinha para o game! DAWN também ganhou duro e entregou um comeback cheio de rimas com a veloz MONEY. Olha que ícone:

O duplo lançamento foi elogiado por PSY “Eu nunca vi amantes assim!”, disse o CEO à Billboard. “Quando namoramos alguém, vamos a lugares chiques e restaurantes. Mas esses dois? Eles dançam juntos, escrevem músicas juntos e competem entre si. Isso é uma coisa muito engraçada! Os dois são tão estranhos. E quando eles fazem uma boa música separadamente, eles não a compartilham! Individualmente, eles me mandam suas músicas. Ambos são muito competitivos. Eu amo eles, e amo o jeito como se amam – é muito criativo”, completou. Quem será que vai mandar a melhor nos charts? A gente torce muito para os dois!

Vida longa ao único casal publicamente assumido do K-pop.

Publicidade