Verificação no Instagram: o que é, como pedir e os critérios de avaliação

O selinho de verificado no Instagram se tornou sinal de prestígio, mas o Instagram garante que a função vai muito além (e tem a ver com segurança!)

Por Isabella Otto Atualizado em 10 set 2021, 19h58 - Publicado em 11 set 2021, 10h10

Ter uma conta verificada nas redes sociais é o sonho de muita gente, especialmente de quem trabalha com o digital e quer lucrar com ele. Afinal, ter o selinho de verificado no Instagram, por exemplo, é sinal de prestígio, certo? Ou será que a ferramenta, criada para proteger os usuários, se tornou isso com o tempo? E como é possível ter uma conta verificada? Tem que ser famoso? O número de seguidores conta? 

O que é a verificação?

Na essência, a verificação de contas foi a maneira que o Instagram encontrou de certificar o usuário de que aquele perfil é autêntico e notável de alguma forma. Apesar de ter se tornado um item de desejo de muitas pessoas, inclusive novos influenciadores, a empresa garante que “o selo de verificação não é um endosso do Instagram e não o consideramos um símbolo de importância”.

Imagem da tela de um celular. Está aberta a página oficial do Instagram dentro da plataforma Instagram.
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Como eu posso ser verificada?

É preciso seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade, e os requisitos a seguir:

  • a conta deve representar uma pessoa real, uma empresa registrada ou uma entidade;
  • a conta deve ser a presença única da pessoa ou empresa que ela representa. Entidades notáveis (por exemplo, organizações ou veículos de imprensa) também são elegíveis;
  • apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceção para contas específicas de idiomas distintos;
  • a conta deve ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e pelo menos um post;
  • a conta deve representar uma pessoa, marca ou entidade bem conhecida e frequentemente pesquisada.

Além disso, o Instagram tende a verificar contas que aparecem em múltiplas plataformas de imprensa, não considerando conteúdos pagos ou promocionais como fontes de notícia. Ou seja, na teoria, seguidores não importam (embora, na prática, a gente saiba que é um pouco diferente). “Recentemente, expandimos, tanto para para Instagram quanto para Facebook, nossa lista de fontes de notícias para incluir veículos mais diversificados, como por exemplo publicações voltadas para a comunidade negra, LGBTQIA+ e Latina e mais veículos de outras partes do mundo. Com essas atualizações que fizemos, as pessoas agora também podem compartilhar informações sobre sua audiência, a região onde é mais popular, além de adicionar até cinco matérias publicadas pela imprensa para ajudar nossos times a terem mais contexto ao revisar pedidos de verificação de conta”, informou a empresa em nota.

Por que, mesmo seguindo todos os requisitos, meu selinho foi negado? Quais são os critérios de avaliação?

É difícil dizer. De acordo com porta-vozes da companhia e o próprio Adam Mosseri, Head do Instagram, os requisitos acima são os critérios de avaliação usados. Você pode acreditar que siga todos eles, mas talvez algo possa estar faltando ou possa ser aprimorado. Caso a sua solicitação de verificação seja negada, é sempre possível fazer uma nova.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri)

Posso transferir meu selo de verificação para outra conta?

Não, as contas não podem transferir essa verificação para um perfil diferente. Afinal, como o próprio Instagram diz, “o objetivo do selo de verificação é que as pessoas saibam que a conta foi analisada e nós confirmamos que elas são quem dizem ser”. As contas verificadas também não podem mudar de nome – mas ajustar o @ é possível, como já vimos alguns famosos fazerem.

Mulher digitando no celular apoiada no capô de um carro. Não é possível ver o seu rosto.
Thay Laksn Ci Payya / EyeEm/Getty Images

O Instagram checa esses selos de verificados?

Sim, a plataforma faz regularmente uma varredura para identificar possíveis indivíduos mal-intencionados. Caso descubra que a verificação foi adquirida de forma indevida ou que uma pessoa está vendendo contas verificadas, providências são tomadas. Nesses casos, é sim possível perder o selo de verificação.

Quais são os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade?

São sete, que você confere a seguir e pode consultá-los na íntegra dentro da seção de Diretrizes da Comunidade do Instagram:

  1. compartilhe somente as fotos que você tirou e os vídeos que gravou ou aqueles que tem direito de compartilhar;
  2. publique fotos e vídeos apropriados para um público variado;
  3. promova interações sinceras e significativas;
  4. cumpra a lei;
  5. respeite os outros membros da comunidade do Instagram;
  6. mantenha nosso ambiente favorável, não glorificando automutilação;
  7. seja cuidadoso ao publicar eventos de divulgação.
Continua após a publicidade
Publicidade