Continua após publicidade

Todos querem saber mais sobre a tal da Geração Z

Dados do Google Trends evidenciam a curiosidade em relação aos Gen Z, principalmente quando o assunto é trabalho

Por Da Redação 20 abr 2024, 17h00
A

 Geração Z é disparada a geração mais buscada no Brasil nos últimos 12 meses, segundo dados do Google Trends. Março deste ano foi o 2º mês com mais interesse de busca pelos Gen Z, ficando atrás apenas de junho de 2021. Curioso, não?

Segundo a pesquisa do Trends, as pessoas desejam entender e definir as características da nossa galera jovem, principalmente no âmbito do trabalho, consumo e cultura. Para ajudar essa discussão, a CAPRICHO vai responder as 5 perguntas mais buscadas no Brasil nos últimos 12 meses sobre a Geração Z.

1. A Geração Z começa quando?

A Geração Z começa em 1997. Esse grupo é conhecido como a primeira tribo de nativos digitais, ou seja, eles já nasceram conectados. São bons em lidar com atividades multitarefas, ágeis e tem facilidade em aprender coisas novas.

2. Quem é a Geração Z?

A virada dos anos 2000 introduziu de vez a internet e as redes sociais no cotidiano das pessoas, que passaram a se acostumar as redes no dia a dia. Com isso, a Geração Z é formada por comunicadores virtuais, buscando independência financeira por meio de trabalhos que eles gostem. Tendem a ser mais ansiosos por viverem em uma velocidade mais acelerada e são uma geração que começou a aprender a lidar com a saúde mental.

Continua após a publicidade

3. Quando a Geração Z acabou?

A Geração Z termina em 2010, quando começa a Geração Alpha que vai até 2025. Essa geração é a que tem mais afinidade com tecnologia, mais do que os Gen Z, já que cresceram brincando com celulares e tablets. A tecnologia e os constantes estímulos fazem deles mais ágeis e observadores mas também está ligada a menos paciência e concentração para realizar algumas atividades.

4. Por que a Geração Z é tão criticada?

Bom, vale deixar claro que os conflitos entre gerações são inevitáveis. Falamos nesta semana aqui na CAPRICHO, por exemplo, do debate geracional em torno de ‘Sex and The City’ nas redes sociais. Essas diferentes percepções entre públicos de diferentes idades existem no entretenimento, como é o caso da série, até questões de trabalho.

Quer outro exemplo? Em janeiro deste ano, a atriz e diretora norte-americana Jodie Foster, de 61 anos, disse que tem dificuldade para entender as atitudes dos mais jovens em relação ao trabalho e que pode ser muito chato trabalhar com as pessoas da geração Z.

5. Como se define a Geração Z?

Os jovens desse grupo estão preocupados em transformar o mundo, serem disruptivos, e são mais engajados em causas sociais do que as gerações anteriores. Por nascerem com a internet, é natural para eles usar plataformas para se expressarem e comunicarem, como Twitter, Instagram e WhatsApp. Séries como Euphoria, Outer Banks e Elite os representam. Nos fones, músicas pop como as de Olivia Rodrigo não saem do repeat. A rede deles é o TikTok e o look é marcado pelo cabelo repartido ao meio.

Continua após a publicidade

Quer saber mais sobre o tema? Leia nosso guia sobre gerações, seus significados e anos. Depois você pode fazer o nosso teste para ver se você combina com sua geração ou tem mais afinidade com outra época.

 

 

 

Publicidade