Continua após publicidade

SOS Sexo: “Namoro, mas não sinto vontade de transar. Posso ser assexual?”

A leitora E.C. namora, disse que gosta do namorado, mas que não sente vontade de fazer sexo e raramente pensa no assunto. O que pode estar rolando?

Por Gabriela Junqueira 4 set 2020, 13h43

Assexual é quem não sente atração sexual, não tem interesse em fazer sexo e não vê isso como um problema. De acordo com dados de 2018 do Programa de Estudos da Sexualidade (Prosex), da Univesidade de São Paulo, 7,5% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens se identificam como assexuados. Dúvidas sobre o tema podem surgir durante o processo de descoberta sexual e até depois dela. Vale lembrar que a assexualidade não é uma doença, não segue um padrão e é tão válida quanto outras sexualidades. A leitora E.C., de 20 anos, perguntou para a CAPRICHO: “Namoro, sinto atração por ele, mas não sinto vontade de transar e quase nunca penso em sexo. Posso ser assexual?”

Carol Yepes/Getty Images

A ginecologista Dra. Erica Mantelli responde a questão:

A falta de desejo sexual ou a baixa de líbido precisa ser avaliada de uma maneira integral na saúde da mulher. Vários fatores podem colaborar para a diminuição da líbido ou a ausência do desejo. Às vezes, é algo que está relacionado à baixa autoestima, ao novo, a inseguranças no relacionamento, mitos e tabus. Fatores religiosos e culturais também podem interferir. Não sentir vontade de transar sempre é natural. Agora, não sentir vontade nunca pode ser um sinal de várias coisas, inclusive da assexualidade. Para acabar de vez com suas dúvidas, indico procurar um ginecologista e um psicólogo, para entender o que está se passando por aí. Suas vontades e sua saúde mental em primeiro lugar sempre!”

Continua após a publicidade

Além disso, o uso de anticoncepcionais, pilulas hormonais combinadas, alguns medicamentos como antidepressivos, déficits da tireoide, de vitaminas e hormonais, também podem afetar a líbido. Então, é importante passar em um ginecologista para descobrir o que está acontecendo e se existe uma causa orgânica ou mesmo um aspecto emocional para entender a razão dessa falta de atração e líbido.”

Quer participar da seção S.O.S Sexo? Envie pergunta para capricho@abril.com.br! 🙂 

Publicidade