Clube do Livro CH: 11 livros com temáticas LGBTQ+

Preparamos uma lista especial para o Dia do Orgulho LGBTQI+

Por Anny Caroline Guerrera - Atualizado em 28 jun 2020, 16h38 - Publicado em 28 jun 2020, 10h01

Neste domingo (28/6) é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQ+. A data é marcada pela Rebelião de Stonewall, que aconteceu em 1969 nos Estados Unidos, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn resistiram à invasão da polícia de Nova York, criando um movimento de libertação e luta por direitos.

Pensando nisso, o Clube do Livro desta semana é especial! A CH preparou uma lista repleta de livros com temática LGBTQ+ para você conferir!

1- Você Tem A Vida Inteira, Lucas Rocha (Galera Record)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

E aqui está a nova edição de "Você tem a vida inteira", do @lucasdlrocha! ⠀ A história de Ian, Victor e Henrique foi lançada em 2018, e publicada nos EUA esse ano! Aproveitamos para relançar com essa nova capa e conteúdo extra! ⠀ O que acharam da nova versão? Quem aí já leu o livro? 🌈✨🏳️‍🌈 ⠀ #grupoeditorialrecord #galerarecord #vocêtemavidainteira #LucasRocha #WhereWeGoFromHere #LeiaComOrgulho #pride #LGBT #romancegay #romance #hiv #pridebooks

A post shared by Galera Record (@galerarecord) on

Esse livro fez tanto sucesso que foi publicado nos Estados Unidos com o título Where we go from here! Confira a sinopse:

As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três.

Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, e sim sobre como podemos formar nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira. Compre aqui.

2- Não Inclui Manual de Instruções, T.S. Rodriguez (Editora Se Liga)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“Não Inclui Manual de Instruções” é um desses romances doces que aquecem o coração de qualquer leitor! É impossível não se apaixonar por Conor, Aidan e todos que os rodeiam. Além disso, a Thais aborda o autismo de forma respeitosa e natural ✨⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ • Sinopse: Gemma não quer que seu filho Conor, um premiado escritor no espectro do autismo, termine sozinho e decide assumir a tarefa de encontrar o namorado perfeito para ele. Não será nada fácil para Aidan, o escolhido; Conor é sincero demais, obcecado por seus livros e nunca tive das piadas dele!⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ “Não Inclui Manual de Instruções” está disponível no formato digital (Amazon) e impresso (ricoproducoes.com.br) 💙⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #seliga #leiacomorgulho #autismo #lgbtqia #romance #ya

A post shared by SE LIGA EDITORIAL (@seligaeditorial) on

Sinopse:
Gemma não quer que seu filho Conor, um premiado escritor no espectro do autismo, termine sozinho e decide assumir a tarefa de encontrar o namorado perfeito para ele. Não será nada fácil para Aidan, o escolhido; Conor é sincero demais, obcecado por seus livros e nunca ri das piadas dele! Prepare-se para sentir o coração aquecido e se divertir com as armações de Gemma, a sinceridade de Conor e a espontaneidade de Aidan. Esse livro é tão fofo e apaixonante que nunca mais fará você duvidar do amor. Compre aqui.

3- Tash e Tolstói, Kathryn Ormsbee (Seguinte)

Companhia das Letras/Reprodução

Sinopse:
Tash e seus melhores amigos produzem uma websérie no YouTube chamada Famílias Infelizes, uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Do dia para a noite, a série viraliza e acaba sendo indicada a um prestigiado prêmio. Agora, Tash terá a chance de encontrar Thom, um garoto de quem é a fim há muito tempo – porém, ela vai ter que descobrir como contar para ele que é assexual. Compre aqui.

4- E se fosse a gente?, Becky Albertalli e Adam Silvera (Intrínseca)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Quem também sente aquele quentinho no coração quando lê os livros da Becky Albertalli? 🥰⠀ ⠀ De forma leve, delicada e divertida, "E se fosse a gente?", "Com amor, Simon", "Leah fora de sintonia" e "Os 27 crushes de Molly" abordam aceitação, coragem, amadurecimento e fazem com que a gente se identifique e se apaixone por cada personagem.⠀ Qual é o seu favorito? ❤ #BeckyAlbertalli #Esefosseagente #comamorsimon #leahforadesintonia #os27crushesdemolly #livros #lgbt

A post shared by Intrínseca (@intrinseca) on

Sinopse:
De férias em Nova York, Arthur está determinado a viver uma aventura digna de um musical da Broadway antes de voltar para casa. Já Ben acabou de terminar seu primeiro relacionamento, e tudo o que mais quer é se livrar da caixa com todas as lembranças do ex-namorado. Quando eles se conhecem em uma agência dos correios, parece que o universo está mandando um recado.

Em meio a encontros e desencontros — sempre embalados por referências a musicais e à cultura pop —, Ben e Arthur se perguntam: e se a vida não for como os musicais da Broadway e os dois não estiverem destinados a ficarem juntos? Mas e se estiverem? Aos poucos, eles percebem que às vezes as coisas não precisam ser perfeitas para darem certo e que os planos do universo podem ser mais surpreendentes do que eles imaginam. Compre aqui.

5- Aristóteles e Dante descobrem segredos do universo, Benjamin Alire Sáenz (Seguinte)

Aristóteles e Dante descobrem segredos do universo Companhia das Letras/Reprodução

Sinopse:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo. Compre aqui.

6- Um Milhão de Finais Felizes, Vitor Martins (Alt)

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Você lembra que "Um milhão de finais felizes", antes de ter esse nome, se chamava "Piratas Gays"? Esse foi o título provisório que o autor, @vitormrtns, deu para o livro. O nome acabou sendo adotado pelos leitores e fez tanto sucesso nas redes sociais (principalmente no twitter), que aparece na primeira página do livro! 😍 Foto: @cdmblog

A post shared by Editora Alt (@editoraalt) on

Sinopse:
Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.

Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história. Compre aqui.

7- O Amor Não É Óbvio, Elayne Baeta (Galera Record)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

"Elayne Baeta criou uma história linda de autoconhecimento. Os momentos finais me deixaram atento e foi incrível ver o amadurecimento da Íris perante a tudo que viveu. Um romance representativo repleto de momentos cômicos, algumas cenas inquietantes e uma verdadeira aula sobre descoberta e amadurecimento. Realmente, nada é óbvio, principalmente o amor." ⠀ resenha e foto: @bookseestante ⠀

A post shared by Galera Record (@galerarecord) on

Sinopse:
Amores platônicos, segredos inconfessáveis, perseguições pela cidade, traição… poderia ser um roteiro de novela, mas é só a vida real de uma adolescente comum. Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em Atos. Ela assiste a todos os episódios ao lado de sua vizinha de 68, Dona Símia, que se tornou sua segunda melhor amiga. É claro que Poliana, que ocupa o primeiro lugar, não pode nem sonhar com isso! Além de ser extremamente ciumenta, Polly anda muito preocupada com a completa falta de interesse de Íris por tudo o que julga prioritário: a festa de formatura e perder a virgindade.

Mas isso está prestes a mudar: Cadu Sena, o menino mais gato do colégio São Patrique e sua paixão platônica, finalmente está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Seria o corte de cabelo moderno? Os olhos castanho-escuros? A postura levemente torta? Os pelinhos na nuca? O talento musical? Montada em sua bicicleta Íris vai cruzar São Patrique na missão científica de descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos… da garota! Realmente, o amor não é nada óbvio. Compre aqui.

8- Vermelho, Branco e Sangue Azul, Casey McQuiston (Seguinte)

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Post para marcar aquele amigo que ainda não leu "Vermelho, branco e sangue azul"! 🌈 Quem sabe depois dessa animação fofíssima ele não vem amar o Alex e o Henry com a gente? 🤭 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para quem ainda não conhece a história, aqui vai a sinopse: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado – e que ele não suporta. O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar – e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Tradução de Guilherme Miranda Ilustrações de Isadora Zeferino ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #leiacomorgulho #vermelhobrancoesangueazul #redwhiteandroyalblue #caseymcquiston #literaturalgbt #yalgbt #igliterario #bookstagram #bookstagrammer #editoraseguinte

A post shared by Editora Seguinte (@editoraseguinteoficial) on

Sinopse:
Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado — e que ele não suporta.

O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte, todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar — e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem? Compre aqui.

9- Quinze Dias, Vitor Martins (Alt)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O passaporte do Felipe vai ganhar um carimbo! "Quinze Dias", do Vitor Martins, será publicado nos Estados Unidos pela editora Scholastic Press, com o nome "Here The Whole Time". BOA VIAGEM, FELIPE! ❤

A post shared by Editora Alt (@editoraalt) on

Sinopse:
Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando.

Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo. Compre aqui.

10- Garoto encontra garoto, David Levithan (Galera Record)

View this post on Instagram

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

David Levithan é um dos nossos autores mais amados e possui títulos incríveis como "Dois Garotos Se Beijando", "Will&Will" e "Garoto Encontra Garoto"! ⠀ Qual desses vocês já leu? ⠀ 📷 @paixaopelaspaginas ⠀ #bookstagram #book #books #lgbtqbooks #doisgarotossebeijando #garotoencontragaroto #willewill #lgbt #lgbtq🌈 #lgbtq #loveislove #amoreamor #autoreslgbt #igliterario #igliterário #bellsbooks2019 #dezembrocomfl #floramiihferias #livros_fraternidade #projetoflupinαs #librosaoasasfl

A post shared by Galera Record (@galerarecord) on

Sinopse:
Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola e, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah. Compre aqui.

11- Rádio silêncio, Alice Oseman (Rocco)

Rocco/Divulgação

Sinopse:
Frances sempre foi uma máquina de estudos com um único objetivo: uma faculdade de elite. Nada irá ficar em seu caminho: nem amigos, nem um grande segredo e nem mesmo a pessoa que ela é de verdade.
Mas quando Frances encontra Aled, o garoto tímido e inteligente por trás de seu podcast favorito, ela descobre uma nova liberdade. Ele destranca a porta para a real Frances e pela primeira vez a garota tem a experiência de uma amizade verdadeira em que ela pode ser ela mesma. E então confiança entre os dois é quebrada. Presa entre quem ela era e quem deseja ser, os sonhos de Frances parecem estar sendo destruídos aos poucos. Sufocando com a culpa, ela sabe que tem que confrontar seu passado… Ela sabe que precisa confessar por que Carys desapareceu… Frances descobre que precisa ser ela mesma para encontrar a felicidade. E precisará de cada gota de coragem que tem. Compre aqui.

E aí, já leu todos da lista?

Publicidade