Setembro Amarelo: como encontrar atendimento psicológico gratuito
A campanha realizada neste mês busca lutar pela prevenção do suicídio e listamos aqui opções acessíveis para cuidar da saúde mental, antes
Apesar do debate sobre saúde mental chegar em mais gente do que antes, com iniciativas como o “Setembro Amarelo”, ainda existem muitas barreiras a serem quebradas. Sim, sabemos que pedir ajuda nem sempre é fácil. Além dos estigmas que rodeiam o tema, cuidar da saúde mental não é barato e acessível para todos – mas é muito necessário.
Então, saiba que você não precisa passar por suas batalhas sozinho e que um profissional pode te ajudar a enfrentar o que estiver acontecendo por aí. Por isso, a CH listou hoje uma série de opções acessíveis e gratuitas para você buscar tratamento.
Onde encontrar atendimento psicológico gratuito:
Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS)
Você sabia que nosso Sistema Único de Saúde conta com uma rede focada em atendimento psicológico? O RAPS é um conjunto de serviços do SUS destinado a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental ou vicio em drogas. O paciente será acolhido e receberá um Projeto Terapêutico Singular.
O primeiro passo para buscar ajuda para a sua saúde mental, é buscar um dos CAP’s (Centros de Atenção Psicossocial). Os pontos são distribuídos em diversos pontos e em diferentes cidades e comunidades do país. Para conferir a unidade mais próxima da sua região, clique aqui e consulte o mapa.
Clinicas Universitárias
Uma ótima maneira de conseguir atendimento psicológico acessível e gratuito é buscar as clínicas universitárias. Essas instituições para ajudar os formandos a colocarem suas atividades profissionais em prática. Confira algumas redes de atendimento:
- Universidade de São Paulo (USP): Para se cadastrar no Instituto de Psicologia (IP), basta preencher um formulário e conferir as condições;
- Unime Salvador: A Clínica-escola de Psicologia da Unime Salvador realiza atendimentos online e gratuitos, que são realizado por alunos do último ano do curso da faculdade e supervisionados por psicólogos já formados. O agendamento é realizado pelo pelo e-mail servicopsiunime@hotmail.com;
- Estácio de Sá Rio de Janeiro: Os atendimentos são realizados remotamente em diversos pontos da cidade: Norte Shopping, (21) 2583 7116 (Atendimento psicológico); Niterói, (21) 2622 7320 / monique.ferreira@estacio.br (Atendimento psicológico) ou Barra da Tijuca: (21) 2432-3800 (Atendimento psicológico);
- Uninassau Fortaleza: Os atendimentos são realizados na Rua Visconde do Rio Branco, nº 2078. ´Para agendar, basta ligar no número (85) 3201-2448;
- Coletivos Saúde Mental – USP, UnB e UPF: Com mais de 60 profissionais, esse coletivo reúne três universidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. No site oficial você encontra algumas informações para agendamentos.
Vale também procurar na Universidade da sua cidade para verificar se também tem algum programa de acolhimento psicológico!
CVV
O CVV, Centro de Valorização da Vida, é um projeto voluntário que busca oferecer apoio emocional com um DISK 24 horas. Você não precisa enfrentar suas crises sozinho, ligue 188 ou entre em contato pelo chat.
E lembre-se: sua vida vale muito!