Saiba como ver a olho nu o cometa Neowise – o que é muito raro!

Se não, só daqui uns 6.800 anos... Não vai perder, hein?!

Por Isabella Otto Atualizado em 30 out 2024, 23h48 - Publicado em 24 jul 2020, 13h46

Um evento astronômico raro, que passou recentemente pelo hemisfério Norte do planeta, começa no Brasil nesta quarta-feira (22/7) e dura até a próxima quinta (30). O cometa Neowise vai ficar visível a olho nu principalmente durante o pôr do sol, melhor horário para visualizá-lo, conforme explica Rodolfo Langhi, professor da Unifesp. “Deve-se procurá-lo bem próximo do horizonte. Não é para olhar para cima”, deu a dica o especialista em entrevista ao portal R7.

Além disso, vale mencionar que as regiões Norte e Nordeste do país já conseguem avistar o cometa nesta quarta, sendo que as regiões Sul e Sudeste vão conseguir enxergá-lo melhor a partir do dia 24. Conforme for ficando cada vez mais distante do Sol, mais difícil será sua observação. Por isso, é importante ficar ligada a essa “descida” do corpo celeste.

 

O inverno é uma das melhores épocas do ano para os amantes da astronomia, isso porque as condições climáticas tendem a ser as mais favoráveis, com céu limpo e ar seco. As chances de que seja possível avistar o cometa sem o auxílio de equipamentos são grandes! Quanto menor a iluminação na rua, também mais nítida a visão do fenômeno.

Você tem um tempo para tentar avistar o cometa – e é interessante fazer a tentativa desde o primeiro. Afinal, se não conseguir, precisará esperar cerca de 6.800 anos para tentar de novo… Eita! Quer dizer… (risos nervosos) O Neowise demora milhares de anos para dar um volta completa ao redor do Sol e ficar visível da Terra novamente – e com as mudanças climáticas, pode ser que isso seja impossível, por “N” razões.

Aplicativos que fazem o mapeamento do céu podem te ajudar nessa missão. Existe uma infinidade deles nas lojas virtuais, sendo o Star Walk um bom exemplo de App gratuito e o Stellarium um exemplo de App “profissa” e pago.

Boa sorte!

Publicidade