População brasileira é a mais ansiosa do mundo, confirma pesquisa

Quase 10% da população brasileira sofre com o transtorno. Sim, isso é muito!

Por Amanda Oliveira 16 jun 2019, 10h00

Estudos já comprovaram que ansiedade e depressão são as doenças do século. E o Brasil, que sofre uma epidemia desses dois transtornos há um bom tempo, como era de se esperar, está no topo do ranking mundial.

Brasil é o país mais ansioso do mundo. @amandaoleander/Instagram

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. São cerca de 18,6 milhões de brasileiros com ansiedade, o que corresponde a 9,3% da população. O levantamento destaca a necessidade de debater o uso de medicamentos, que ainda é rejeitado por muitas pessoas que possuem o transtorno.

Entre os principais sintomas da ansiedade estão: problemas de concentração, constante tensão ou sensação de que algo ruim vai acontecer, irritabilidade, medo, problemas para dormir, dor ou aperto no peito, aumento da frequência cardíaca, náusea, boca seca, tensão muscular, tremores nas mãos, entre outros.

  • Em 2018, por exemplo, uma pesquisa realizada por uma universidade norte-americana com jovens brasileiros que assistiam ao seriado 13 Reasons Why declarou que as duas doenças são o “mal da adolescência”.

    Se você está passando por situações semelhantes à retratadas acima ou conhece alguém que esteja, entre em contato com oCVV (Centro de Valorização da Vida). A organização realiza apoio emocional gratuito para todas as pessoas que desejam conversar por telefone, e-mail ou chat.

    Continua após a publicidade
    Publicidade