Pessoas estão ouvindo de madrugada um barulho vindo do céu; o que seria?

Teorias da conspiração envolvem alienígenas e apocalipse, mas existe uma hipótese científica para o fenômeno (e bem positiva para o planeta!)

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 27 abr 2020, 18h40 - Publicado em 9 abr 2020, 11h29

Nas últimas semanas, relatos de pessoas que escutaram um barulho estranho vindo do céu, por volta das 3h da manhã, surgiram no Brasil, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Inglaterra. O assunto ganhou repercussão no Twitter com a hashtag #barulhonoceu. Por se tratar de um som que pegou a todos de surpresa, alguns disseram que era um surto coletivo e surgiram até teorias da conspiração relacionadas a alienígenas e ao apocalipse! Mas será que existe uma resposta científica para tudo isso?

Dulyanut Swdp/Getty Images

A resposta é não. Ainda não existe uma explicação que seja um consenso entre os cientistas, mas muitos apontam que o barulho seria resultado da movimentação de gases atmosféricos.

Ruídos vindos dos céus, que parecem trombetas (alô, anjos?), são escutados desde 1824. Trata-se de um fenômeno chamado Skyquake, que pode ser causado pela entrada de asteroides na atmosfera e também aviões supersônicos, por exemplo.

Para a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk, em entrevista ao portal BHAZ, o som pode ser resultado de um buraco na camada de ozônio: “Um som que ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica, como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, esclarece.

“O primeiro registro desse som audível foi em 2012, na Rússia. Muitos barulhos que o planeta faz estão fora do nosso alcance de audição. Mas quando esses sons são traduzidos para nossa faixa de som, pode ser bem assustador“, garante a especialista. E quem somos nós para discordar, né? (risos nervosos)

Em relação ao barulho ser escutado durante a quarentena, Ignaczuk disse que a redução do funcionamento das indústrias e a queda da emissão de poluição em escalas globais podem ter influenciado na movimentação dos gases, o que seria benéfico para o planeta. Como se ele tivesse “limpando” de certa forma.

Alguém aí ouviu?

Continua após a publicidade
Publicidade