O que muda depois da primeira menstruação, conhecida como menarca?

A menina realmente para de crescer? O desejo sexual aumenta? E as mamas? Descubra!

Por Amanda Oliveira - Atualizado em 7 dez 2019, 11h02 - Publicado em 7 dez 2019, 10h02

Embora a menstruação seja uma situação bem incômoda para a maioria das mulheres (como lidar com cólicas e sangramentos intensos?), ela está presente em nossas vidas pelo menos uma vez por mês e nós temos que aprender a conviver com ela. Mas você sabe o que exatamente muda no corpo e na mente da garota após a primeira menstruação, conhecida como menarca?

iStock/Reprodução

De acordo com o Dr. César Fernandes, ginecologista e presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a idade média para ocorrer a primeira menstruação é entre 12 e 13 anos. Quando isso acontece, é sinal de que o organismo da garota está amadurecido, mas ainda não completamente. “A menina começa a ovular depois de dois anos, em média, da primeira menstruação. Normalmente, a ovulação inicia quando ela começa a ter cólica“, diz.

O corpo feminino também começa a se desenvolver mais nessa época. A mesma vergonha que ela pode sentir da menstruação, ela também pode sentir quando passa a desenvolver as mamas, que começam a crescer cerca de um ano e meio antes da menstruação“, explica. O doutor também afirma que, quando a menina menstrua pela primeira vez, ela já está muito perto de atingir sua estatura real. Ou seja, se ela tem 1,6 m de altura quando ocorre a menarca, provavelmente ela só crescerá cerca de 2 cm.

Dr. César Fernandes também desmente o boato de que meninas que começam a usar pílula anticoncepcional cedo têm o crescimento afetado pelos hormônios. “O recomendado é que elas não usem pílula nos dois primeiros anos de menstruação (quando ainda não há ovulação)“, acrescenta. Contudo, cada caso deve ser avaliado por um ginecologista e cada dia mais cresce o número de garotas que dizem não às pílulas.

Reprodução/Reprodução

É também depois da menarca que a adolescente pode começar a descobrir melhor seu corpo e estimulá-lo por meio da masturbação. Depois da primeira menstruação, o clitóris fica mais sensível. Os pelos nas regiões íntimas, como na virilha, se tornam mais espessos e podem inclusive sofrer alterações de cor. Outras alterações variam muito de menina para menina – e de caso a caso.

Psicologicamente falando, depois da menstruação, a menina é invadida por uma consciência de “pronto, agora sou mulher!”. Ela se torna mais madura e responsável, pois precisa lidar com um “problema de mulher adulta”. Entretanto, muitas meninas acabam menstruando muito cedo, com cerca de 9 ou 10 anos. Nesse caso, a mãe tem que ter ainda mais cuidado, pois a criança não deve ter a infância roubada por esse acontecimento marcante na vida de qualquer mulher.

Como foi sua primeira menstruação? Se você ainda não menstruou, tem alguma dúvida que mais te assombra? Informação é sempre o melhor remédio!

Continua após a publicidade
Publicidade