Cólica e vergonha: Fernanda Souza fala sobre primeira menstruação

A atriz, apresentadora e mulher maravilhosa conta para a CAPRICHO sobre menarca: 'era desconfortável por ter que me esconder'.

Por Amanda Oliveira - Atualizado em 23 jul 2018, 18h36 - Publicado em 24 nov 2017, 11h27

Sabia que menstruação ainda é tabu para algumas garotas? Geralmente, não são muitas meninas que gostam de falar sobre isso. Mas, embora a menstruação seja realmente bem desconfortável, ela chega para todas as mulheres e permanece conosco uma vez por mês. Por isso, deveríamos tratar esse assunto exatamente como ele é: natural.

A CAPRICHO marcou presença em um evento organizado pela Bayer, em São Paulo, para falar sobre um novo método para quem deseja escolher quando menstruar. A atriz Fernanda Souza foi uma das integrantes da mesa redonda e nos contou sobre como ela se sentiu quando menstruou pela primeira vez, aos 13 anos.

Divulgação/Bayer/Reprodução

Eu tinha tanta cólica ao ponto de não conseguir gravar ou fazer nenhum outro tipo de trabalho. A ponto de sair da sala de aula pra ir ao banheiro e ficar lá me contorcendo de dor”, lembra. Fernanda também conta que teve que começar a tomar anticoncepcional desde cedo para controlar a cólica. As dores eram tão fortes que ela chegou a tomar injeção na veia no hospital.

Além disso, ela afirma que sentia vergonha de estar menstruada. “Quando a gente chegava na escola de blusa amarrada na cintura, os meninos sabiam que era porque a gente estava menstruada. Aí eles começavam a falar sobre isso e eu ficava ainda mais constrangida”, diz. Fernanda revela que precisava tomar cuidado o tempo todo, tinha que escolher roupa certa, se sentia insegura e se limitava praticamente em todos os sentidos.

Reprodução/Reprodução

Era desconfortável por ter que me esconder“, ela lamenta. Ainda hoje a menstruação é um tabu para muitas meninas, então dá para imaginar que alguns anos atrás isso era ainda pior. “Hoje, as meninas pesquisam e aprendem. A própria CAPRICHO foi uma revista que me ajudou muito”, conta.

Menstruação é normal e falar sobre ela também. Não fique insegura e lembre-se de sempre consultar um ginecologista pra saber se tá tudo certo, viu?

 

Continua após a publicidade
Publicidade