O que é ‘love bombing’ e como identificar esse tipo de manipulação

Você pode até confundir com paixão, mas esse tipo de comportamento tem uma intenção bem negativa por trás. Vem entender!

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h29 - Publicado em 29 jul 2023, 09h00

A pessoa ficou obcecada por você. Por duas semanas seguidas, te encheu de mensagens lindas e não parava de te elogiar. Mas aí, do nada, pareceu que jogaram um balde de água fria entre vocês dois. Não é que ela sumiu, como acontece no ghosting, mas já não era do mesmo jeito. Simplesmente, cansou de ser tão romântica e legal como antes, sabe? Essa situação terrível que muita gente já passou tem um nome: love bombing.

Como a tradução sugere, trata-se de “bombardeio de amor”, ou seja, quando alguém dá uma dose enorme de atenção e carinho no começo, mas depois cansa. O problema para identificar essa armadilha é que ela pode ser confundida com paixão, que é um sentimento arrebatador, né? Só que, no love bombing, existe uma intenção bem calculada com um alto teor de manipulação. E aí que está o perigo de se tornar um abuso psicológico até.

A manipulação por trás do love bombing

O psicólogo Universidade de Denver Charlie Huntington, especialista em relacionamentos românticos, explica em artigo que a ideia do manipulador(a) é passar uma imagem de carinhoso e generoso e mostrar para a vítima que eles têm algo especial e único, fazendo com que ela fique presa nessa idealização e deseje sempre esse “carinho muito intenso” – o que pode gerar até uma espécie de dependência.

Normalmente, o love bombing acontece no início de um relacionamento. Depois dele, quando a relação esfria, pode acontecer um ghosting (como já explicamos aqui, é quando a pessoa some sem mais nem menos), mas isso não é uma regra. A pessoa manipuladora pode continuar no relacionamento e se aproveitar disso, dando essas doses cavalares de afetos (não sinceras) de vez em quando para manter as coisas em seu controle.

Continua após a publicidade

Já dá para colocar esse tipo de pessoa na nossa listinha de red flags, né?

Mas como fugir de um love bombing?

Para Huntington, “o sinal mais claro do bombardeio do amor é que o comportamento é desproporcional à conexão entre as pessoas”. É um tanto quanto estranho a pessoa se declarar, dizer “eu te amo” e outras coisas profundas, poucos dias depois de conhecer alguém, né?

Continua após a publicidade

O excesso de presentes, elogios e necessidade de ficar o tempo todo junto também pode ser um alerta de que tem algo errado. Vale sempre se perguntar se as ações e reações do outro fazem sentido, levando em consideração o tempo e a intimidade de vocês. Fique atenta se a pessoa começar a te tratar de maneira seca ou indiferente de repente e se isso acontece com frequência.

Mas isso não significa que você deva desconfiar de tudo e todos, tentando fugir de um love bombing, viu? O cuidado é necessário, mas sem exageros também.

 

 

Publicidade