7 mitos e verdades sobre os absorventes reutilizáveis

Os absorventes de tecido causam menos alergias? A higienização deles é difícil? Eles são mesmo mais ecológicos?

Por Isabella Otto Atualizado em 30 out 2024, 15h50 - Publicado em 24 jun 2022, 13h01
Imagem de dois absorventes reutilizáveis. Eles são de pano, um é roxo com estrelas e o outro é preto com estampa floral
Korui/CAPRICHO/Reprodução

O acesso a itens reutilizáveis de higiene menstrual está cada vez mais fácil, levando em conta que hoje há no mercado opções para todos os ciclos, bolsos e gostos.

Por exemplo, recentemente, a CAPRICHO em parceria com a Korui lançou o kit Primeiros Ciclos, que conta com três absorventes reutilizáveis, uma calcinha menstrual e uma bolsa impermeável. Ele é perfeito para quem já deseja causar menos impactos ecológicos desde a menarca.

 

Mas, apesar da diversidade de produtos e das muitas informações que temos sobre eles, ainda circulam por aí notícias falsas com relação aos absorventes de pano.

A seguir, a gente te conta as sete principais verdades e mentiras com relação ao produto:

1. São anti-higiênicos

Mito. O tecido permite que sua pele respire melhor, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias. Por ser livre de químicos, também evita odores resultantes da reação do sangue com essas substâncias presentes nos modelos descartáveis.

Continua após a publicidade

2. São mais econômicos

Verdade. Calcula-se que uma pessoa gaste durante o período fértil cerca de R$ 6 mil em absorventes descartáveis, que têm vida curta. Os modelos de pano custam em média R$ 30 e podem durar até seis anos. Ou seja, é um investimento e tanto!

3. São difíceis de lavar

Mito. Em três etapas, você faz a limpeza do seu item reutilizável de higiene. No site da CAPRICHO, você encontra o passo a passo direitinho. Dá pra lavar até no banho, viu?

4. Marcam na roupa

Mito. Absorventes reutilizáveis costumam ter de três a cinco camadas de proteção, mas os tecidos são tecnológicos e beeeem fininhos. Então, relaxa!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

5. Evitam alergias

Verdade. Pra quem tem alergia aos modelos descartáveis, como irritações e coceiras na pele, os modelos em tecido são a melhor pedida. Se forem 100% algodão, melhor ainda!

6. São mais sustentáveis

Verdade. Ao investir nos modelos reutilizáveis, você deixa de gerar até 150Kg de lixo menstrual durante a vida. Lembrando que cada absorvente descartável demora cerca de 400 anos para se decompor.

7. Gastam muita água na lavagem

Não, até porque você consegue deixá-los de molho e lavar rapidinho durante o banho mesmo, se preferir. Sem contar que o gasto de água para lavar as peças é bem menor que o gasto para produzir absorventes descartáveis. Ou seja, quando colocamos na balança, o impacto que você causa ao usar itens reutilizáveis de higiene menstrual é ainda menor.

Publicidade