Imagina na Copa? Novo golpe de WhatsApp promete camisa da Seleção

Todo cuidado é pouco nessa época pré-Copa do Mundo!

Por Isabella Otto 30 Maio 2018, 10h22

A Copa do Mundo 2018 está cada dia mais próxima e, infelizmente, alguns “espertinhos” já estão tentando tirar proveito disso. De acordo com um alerta da Kaspersky Lab, empresa internacional de cibersegurança, um novo golpe de WhatsApp usa o evento para enganar os usuários.

Kaspersky Lab/Reprodução

A cilada fala em nome da Nike e promete uma Camisa Oficial da Seleção Brasileira para quem compartilhar a “promoção” com outros contatos. A mensagem diz que é preciso enviar para 30 pessoas, mas basta encaminhar para alguns poucos nomes da lista para que seu celular esteja sujeito ao golpe.

  • A falsa campanha pode chegar a você de três formas: encaminhada por um amigo, por notificações maliciosas configuradas no navegador e por grupos. Aparelhos com iOS ficam sujeitos à instalação de aplicativos que nem sempre destroem o celular, mas podem roubar dados e ser bem chatinhos. Já aparelhos com Android ficam mais suscetíveis e podem ser infectados drasticamente ao sugerir que o usuário instale (olha só que sacanagem!) um “anti-vírus” para proteger o celular justamente contra o golpe.

    Kaspersky Lab/Reprodução

    A CAPRICHO sabe, querida leitora, que você é bem espertinha e não cai nessas malandragens. Mas é importante lembrar a galera do grupo da família que pode estar por fora dessas ~ciladas da web~.

    Continua após a publicidade
    Publicidade