Estudo diz que meninas que menstruam após os 12 anos vivem mais

Se a sua menarca (primeira menstruação) foi antes disso, esta matéria é para você, hein?

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 23 jul 2018, 18h35 - Publicado em 14 abr 2018, 15h00

A menstruação chega para todas as meninas. Para algumas, mais cedo. Para outras, mais tarde. Mas fato é que não dá para escapar. E, às vezes, se a sua demora muito, é meio estranho ver as amigas falando sobre esse assunto e se preocupando com as mudanças que o corpo vem sofrendo enquanto você ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto. Mas um estudo publicado mostra que essa espera, na verdade, pode ter um lado bom.

Reprodução/Reprodução

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia conduziram um estudo que levou à seguinte associação: meninas que menstruam aos 12 anos ou depois disso tendem a viver mais. Isso quer dizer que é mais provável que elas cheguem aos 90 anos. Essa mesma longevidade é esperada de quem entra na menopausa mais tarde (após os 50).

Outra descoberta foi que as mulheres que menstruaram depois dos 12 ainda têm menos chances de desenvolver alguns problemas de saúde, como diabetes e doença cardíaca coronária.

Para chegarem a essas conclusões, os estudiosos acompanharam 16 mil mulheres por 21 anos. Apesar dessas observações curiosas, no entanto, os cientistas ainda estão tentando descobrir exatamente qual é a relação entre a idade da menarca (primeira menstruação) e a longevidade da mulher.

Ei, mas calma aí! Não precisa surtar caso você tenha menstruado pela primeira vez antes dos 12 anos, viu? Aliás, isso tem se tornado cada vez mais comum… Cada pessoa é uma pessoa, cada caso é um caso. 😉

Continua após a publicidade
Publicidade