Continua após publicidade

Estes são os sinais de que você pode estar à beira do estresse emocional

O estresse emocional tem afetado muito a nossa galera. Veja quais são as causas, sintomas e formas de tratamento

Por Juliana Morales 2 dez 2023, 10h44

Você já parou para perceber o quanto a nossa saúde mental é “testada”? Além das questões internas e uma rotina corrida, ainda precisamos lidar com padrões e cobranças da sociedade – sem contar das questões ambientais, políticas e sociais que assombram todo o mundo. O acúmulo de questões como essa tem gerado em muitas pessoas o quadro de estresse emocional.

Você deve ter escutado o termo recentemente, quando saíram muitas notícias sobre o ator Lucas Penteado, de 26 anos, ter sido internado “após ter uma crise de estresse emocional”. A psicanalista Luciana Inocêncio, especialista em Transtornos Graves das Psicoses, explica que o excesso de preocupações, frustrações e ansiedade causam um esgotamento. “O psicológico não aguenta e é como se ele tivesse um apagão”, diz.

A especialista destaca que a nossa galera tem enfrentado muito esse problema. Afinal, além da adolescência ser um fase cheia de conflitos, descobertas e emoções a flor da pele, existem outras pressões relacionadas ao estudo e vestibular, por exemplo.

Por isso, vale ter um olhar atento aos sinais do nosso corpo e um cuidado generoso com a saúde mental, certo? A seguir, esclarecemos as principais questões sobre estresse emocional.

O que causa o estresse emocional?

Para responder essa questão, Luciana explica que o problema do estresse pode ser dividido em três classificações:

Continua após a publicidade

  • O burnout, que está ligado especificamente à questão do trabalho;
  • O estresse pós-traumático, que se dá em decorrência de uma experiência muito difícil, como uma guerra ou um acidente;
  • O estresse por esgotamento emocional, que é causado por excessos (de trabalho, de preocupação, de frustrações, problemas familiares, de relacionamento, etc).

Portanto, diferente dos outros dois casos, o estresse emocional não é causado por um motivo específico, mas por uma combinação de fatores. Esses fatores podem ser tanto pessoais, como falamos aqui de problemas com família, trabalho e relacionamento, como coletivo.

Isto é, o que acontece no Brasil e no mundo pode nos afetar e ser um desencadeador do estresse emocional também. “Ler notícias sobre as atrocidades da guerra, por exemplo, pode gerar ansiedade e estresse”, explica Luciana.

Outro exemplo é o que chamamos de eco-ansiedade, que tem afetado principalmente a nossa galera, viu? Trata-se do medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que ocorre ao observar o impacto, aparentemente irrevogável, das mudanças climáticas gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das gerações futuras.

Quais são os sintomas do estresse emocional?

Luciana alerta que, muitas vezes, a pessoa passa muito tempo com excesso de preocupação e frustração, isso vai afetando-a emocionalmente, mas ela não percebe. Vale ficar atento a alguns sintomas comuns, tanto psicológicos como físicos:

  • Ansiedade elevada;
  • Impaciência e irritabilidade;
  • Exaustão psíquica (já acordar cansado e se sentir assim o tempo todo);
  • Falta de concentração;
  • Problemas de memória;
  • Agressividade;
  • Dores de cabeça;
  • Aparecimento de doenças de pele, como alopecia, psoríase e dermatite atópica.

Como se dá uma crise de estresse emocional?

Como falamos anteriormente, muitas vezes os sintomas vão se acumulando com o passar do tempo, a pessoa não olha para os sinais até que a situação chega no limite, explica Luciana. “Quando chega nesse limite, o aparelho psíquico gera uma crise”, diz a psicóloga. Nesse caso, ela conta que muitas pessoas chegam nos hospitais assustadas, sentindo sintomas semelhantes a um AVC, mas, na verdade, trata-se de uma questão emocional forte.

Continua após a publicidade

O estresse emocional pode gerar um transtorno de ansiedade generalizada assim como uma depressão. Em casos mais graves, há a necessidade de internação, como aconteceu como o ator Lucas Penteado, mas também tem o tratamento com medicamentos psiquiátricos e, claro, a psicoterapia.

É muito importante buscar ajuda com amigos, familiares e profissionais da saúde mental, quando perceber já os primeiros sinais de estresse emocional. Você não precisa aguentar tudo sozinha(o), ok? 

 

 

Publicidade