Entenda a história do meganavio que encalhou no Canal de Suez
A passagem é uma das mais importantes para o comércio mundial. O congestionamento naval bombou na web
Nesta quarta-feira (24/3), #evergreen e #Suez estiveram entre os Trending Topics do Twitter e deixaram os internautas curiosos sobre o que estava acontecendo. Evergreen Marine Corp é o nome de uma companhia marítima de transportes, dona do navio Ever Given. Ontem (23), o meganavio de carga, com mais 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, maior que o Empire State, encalhou no Canal de Suez, no Egito, uma das principais passagens náuticas do mundo, e causou um congestionamento naval!
Essa manhã, estou obcecado com a história do navio de carga gigante que fez uma baliza errada e simplesmente está preso no canal de Suez tem pelo menos 13 horas
Nenhum navio consegue passar e não dá pra ter ideia de quantos milhões de dólares estão sendo perdidos nisso aí haha pic.twitter.com/nJx8RzJ4dc
— Felipe Pacheco (@fepacheco) March 24, 2021
A Evergreen informou que o barco tinha como destino o porto de Rotterdam, na Holanda, e encalhou depois de ser atingido por uma forte rajada de vento, que segundo meteorologistas do Egito, pode ter chegado a 50 km/h. O meganavio se encaixou horizontalmente na parte sul do canal, impedindo que as outras embarcações conseguissem passar.
Mais de 100 embarcações aguardam a liberação para fazer a travessia. Diariamente, cerca de 50 navios usam o canal, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Pelo impacto econômico que o fechamento representa, uma operação já está sendo realizada para tentar resolver o problema o mais rápido possível. Até o momento, oito barcos menores foram enviados para rebocar o gigante e até uma escavadeira foi chamada para ajudar, mas a intervenção não foi bem-sucedida.