Enem 2021: 9 canais no YouTube para fazer aquela revisão na reta final

Montamos uma lista com algumas indicações de YouTubers que podem dar uma ajudinha para os vestibulandos

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 19 nov 2021, 10h01 - Publicado em 19 nov 2021, 10h00

Neste final de semana, no domingo, 21, acontece o primeiro dia de prova do Enem 2021. Nesta reta final, é importante revisitar as matérias de maneira estratégica, evitando sobrecarga e buscando focar nos conteúdos que têm mais chances de cair no exame – lembrando também de descansar, é claro!

Imagem de livros em cima de uma mesa e uma estante de fundo
artisteer/Getty Images

Pensando em deixar essa revisão um pouco mais leve, separamos alguns canais do YouTube que podem te ajudar neste momento:

1. Redação Gramática Zica

Por que o ensino de língua portuguesa é dado de forma tão complicada?”, foi esse questionamento que fez Pamella Brandão criar o Redação Gramática Zica, hoje com mais de 1,57 milhão de inscritos.  O canal da professora é focado no ensino da língua portuguesa, principalmente de gramática e redação, de forma divertida e didática. 

2. Biologia Total

Um dos mais famosos canais de educação do país, o Biologia Total é feito por Paulo Jubilut e foi criado em 2011 com o objetivo de “ensinar a ciência da vida de forma criativa e divertida, pra que você veja que a biologia vai muito além dos nomezinhos complicados”. Com uma linguagem leve e uma pitada de humor, o professor descomplica os principais temas da matéria e que são cobrados no vestibular.

+: 10 filmes e séries que vão te ajudar a estudar para o Enem

3. Equaciona Matemática

O canal aborda os principais temas da disciplina e que são estudados durante o Ensino Médio e o Ensino Fundamental. O Equaciona Matemática é apresentado por Paulo Pereira, mestre em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nas aulas, o professor aborda os assuntos mais cobrados nos vestibulares de uma maneira bastante acessível e direta.

4. Física Total

O professor Ivys Urquiza já possuía um blog destinado ao estudo de física para o ENEM, quando o canal surgiu. Com mais de 20 anos experiência, além das aulas tradicionais, o professor também está postando uma maratona para o vestibular.

Continua após a publicidade

5. Historizando

O canal foi criado pela historiadora e jornalista Tatiana Rezende com o objetivo de ajudar os estudantes do Ensino Médio e vestibulandos a entender mais sobre a matéria. A professora aborda desde história do Brasil, história do Brasil, temas da sociologia e divide os conteúdos em uma série de playlists, o que facilita na hora de estudar. 

6. Redação Online

O Redação Online é uma plataforma que também conta com um canal que  traz estratégias para alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação. Com dicas práticas e através de vídeos didáticos, o canal traz desde questões gramaticais até dicas de conteúdos que vão ajudar no repertório cultural dos vestibulandos e ajudar a atingir a nota máxima.

+: Lista de atualidades que podem ser cobradas nas questões do Enem 2021 e na redação

7. Descomplica

O Descomplica é um dos maiores canais de educação do país, com mais de 4,7 milhões de inscritos e 20 mil vídeos. No canal é possível encontrar conteúdos específicos para a revisão final e séries de vídeos para diferentes tipos de revisão.

8. ReVisão

A proposta do canal é unir em um só lugar conteúdos sobre diversas matérias em um lugar só. O objetivo do projeto, que soma mais de 500 mil inscritos, é informar, entreter e levar educação. No ReVisão é possível encontrar vídeos sobre Literatura, Química, Física, Biologia, História, Literatura, Artes, Atualidades, Economia e até Política.

9. Débora Aladim

Um ícone do YouTube Brasil quando o assunto é educação, a YouTuber sempre prepara conteúdos voltados para fase pré-prova, inclusive para a reta final, com vídeos mais curtos e objetivos sobre temas variados, como, por exemplo, as principais apostas para a redação em 2021.

Continua após a publicidade

Publicidade