Enem 2021: atualidades que podem ser cobradas na prova e na redação

Será que isso vai cair no Enem? As chances são grandes! Confira a lista de temas quentíssimos

Por Isabella Otto Atualizado em 12 nov 2021, 18h34 - Publicado em 15 nov 2021, 10h05

Mais um ano em que fazemos aquela contagem regressiva para o Enem – em meio a polêmicas, para variar. Em 2021, as provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro, no mesmo esquema de sempre: no primeiro dia, são aplicados os cadernos de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e a redação; no segundo, os cadernos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Um jovem com os braços tatuados lendo jornal. Na capa, uma notícia sobre fake news. Não dá para ver o rosto, que está coberto pela publicação
As notícias falsas provavelmente serão abordadas Rawpixel/Getty Images

O tema atualidades está sempre presente no exame, tanto nas perguntas de múltipla escolha quanto na dissertação, uma vez que, acima de tudo, o Enem é um teste de interpretação e conhecimentos.

Com a ajuda do Colégio Mopi e do professor de geografia da instituição, Luiz Espírito Santo, listamos alguns dos temas que podem ser cobrados na edição de 2021:

1. Pandemia de Covid-19

Ela ainda deve ser abordada no exame, assim como seus aspectos e consequências. Por exemplo, pode-se explorar a relação do vírus com a célula e sua estrutura viral, os mecanismos das vacinas e problemas de física envolvendo sua aplicação no braço, as porcentagens de imunizantes aplicados na população, a desigualdade exposta pelos grupos mais afetados, a aceleração e desaceleração da pandemia, etc.

2. As desigualdades sociais durante a pandemia

Este tema pode voltar a ser aprofundado no exame, uma vez que deixa consequências a longo prazo que vemos refletidas na economia do país: aumento de preços, filas enormes para comprar ossos de boi, pessoas resgatando comida do caminhão de lixo…

3. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países)

O Enem pode explorar esse assunto, mesmo que de forma menos aprofundada. Por isso, é interessante dar uma geral sobre como funciona o SUS e os sistemas públicos de saúde de outros países, como dos EUA, por exemplo.

Foto de uma mulher, com o rosto desfocado, exibindo seu passaporte da vacinação no celular
Mulher exibindo seu passaporte da vacina South_agency/Getty Images

4. Revolta da Vacina e outras pandemias

Quais são os paralelos entre a Gripe Espanhola (1918-1920) e a pandemia de Covid-19? O que foi a Revolta da Vacina? Pode-se levantar alguma relação entre ela e o atual movimento antivacina?

5. A elevada produtividade e faturamento do agronegócio X aumento da insegurança alimentar no Brasil

Em um país movido pelo agronegócio, por que as pessoas estão passando por uma crise alimentar tão grande? Por que há tantos passando fome? Por que a carne continua sendo o principal alimento? Por que ela aumentou tanto de preço? Por que alternativas vegetais mais baratas, e com alto teor de proteína, não são mais bem exploradas? A soja produzida é pro homem ou pro boi?

Continua após a publicidade

6. Explosão da uberização no mundo X aumento do preço da gasolina

A pandemia trouxe mais esse paradoxo que, mais uma vez, pesou mais no bolso do trabalhador pobre. Apesar de o boom no combustível ter ocorrido mais no final do ano, e a prova ser preparada com antecedência, o valor já vinha subindo há um tempo.

7. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil

Além do agro, a pecuária também pode ser explorada. Por exemplo, pode ser pedido para o candidato traçar paralelos entre a indústria da carne brasileira, os impactos ambientais que ela provoca e o aumento do preço da carne.

8. Desigualdades sociais escancaradas pela Covid

Envolvendo a saúde, com as desigualdades sendo expressas nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias, e a educação, com as desigualdades escancaradas entre o ensino público e o privado durante a pandemia, em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Foto de membros da Talibã, vestindo roupas militares, em cima de um tanque de guerra, apontando armas para o povo
Membros do Talibã atuando nas proximidades do Aeroporto Internacional Hamid Karzai Haroon Sabawoon/Anadolu Agency/Getty Images

9. Questões geopolíticas envolvendo o Afeganistão

Dificilmente, a retomada de poder pelo Talibã será abordada, uma vez que as provas ficam prontas com antecedência. Contudo, as muitas crises já ocorridas na região podem ser abordadas em questões de História e Geografia, uma vez que o Afeganistão se encontra em um local estratégico da Ásia, os conflitos armados lá são constantes, assim como as questões envolvendo a situação das mulheres.

10. Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020

O evento, adiado por conta da pandemia, aconteceu neste ano, em Tóquio, e pode vir a ser abordado pelos avaliadores em diferentes disciplinas. Bom dar uma geral nas principais notícias sobre os jogos.

11. Exploração espacial

Neste ano, tivemos vários marcos e anúncios envolvendo viagens espaciais, inclusive o 1º voo orbital de turismo espacial da SpaceX (que aconteceu em setembro, então não deve ser abordado). Mas, ainda assim, outras temáticas sobre o assunto podem cair.

12. Saúde mental, mudanças climáticas, redes sociais, fake news e trabalho híbrido

Apostas fortíssimas que, inclusive, conversam entre si em diversos sentidos.

Continua após a publicidade

Publicidade