Enem: 10 filmes e séries que vão te ajudar a estudar para a prova

O professor de história Rafael Duarte indica alguns filmes que te ajudam a revisar os conteúdos nesta reta final para o exame

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 10 nov 2021, 16h43 - Publicado em 6 nov 2021, 10h06

O Enem 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, e com a prova cada vez mais perto é importante revisar os conteúdos de maneira estratégica. Além disso, na reta final e com menos de 20 dias faltando para a prova, investir em meios mais divertidos de aprendizados pode ser um ótimo caminho.  Pensando nisso, o professor de história Rafael Duarte, do colégio Mopi, destaca 10 filmes e séries fundamentais para se preparar para a prova de ciências humanas:

1. A lista de Schindler

Cena de A Lista de Schindler
Divulgação/Reprodução

O filme é baseado em uma história real e retrata a relação de Oskar Schindler, empresário alemão, com o governo nazista. O longa metragem dirigido por Steven Spielberg mostra a exploração da mão de obra dos judeus trazidos dos campos de concentração para trabalhar nas fábricas alemãs durante a 2ª Guerra Mundial.

2. A hora mais escura 

Cena do filme A hora mais escura
Divulgação/Reprodução

Filme que retrata o esforço das forças de segurança norte-americanas – e as violações aos direitos humanos por elas cometidas – na captura do terrorista Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda. Em A hora mais escura, Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA, participa da operação militar americana que invade o território do Paquistão atrás do terrorista.

3. Getúlio

Cena de filme Getúlio
Divulgação/Reprodução

O filme mostra a história dos últimos 19 dias de Getúlio Vargas durante seu governo democrático que o levaram a morrer por suicídio. O filme, estrelado por Tony Ramos como Getúlio, conta com detalhes o cenário político da época e a crise enfrentada. Acontecimentos como o atentado da rua Toneleiro contra seu rival, Carlos Lacerda, como os escândalos de corrupção em que seu filho estava envolvido e as muitas articulações para a derrubada de Vargas do palácio do Catete também são mostrados na produção.

4. Reign

Cena de série Reign
Divulgação/Reprodução

Série que está disponível na Netflix e mostra a história do nascimento do absolutismo francês a partir da história do Rei Francisco I, da casa dos Valois, e como seu reinado faz as relações monárquicas e políticas da Europa estremecerem naquele século. A série reúne alguns acontecimentos da vida na corte junto a intrigas e luta por poder.

5. Cara gente branca

Cena da série Casa Gente Branca
Divulgação/Reprodução
Continua após a publicidade

Série de televisão americana que retrata os impactos do racismo estrutural na vida da jovem Sam em uma universidade de elite dos EUA. Uma ótima produção para entender as discussões raciais na sociedade norte-americana.

6. Mauá

Cena do filme Mauá
Divulgação/Reprodução

Filme sobre um dos principais industriais e barões do café da época do segundo reinado, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. O filme é excelente para entender a dinâmica da economia da época, bem como compreender por quais motivos o Brasil optou por uma via mais ligada à agricultura para o seu desenvolvimento econômico.

7.  A menina que roubava livros

Cena de A menina que roubava livros
Divulgação/Reprodução

A obra, baseada em um livro de mesmo nome, é excelente para compreender o antissemitismo na Alemanha, ao contar a história de Liesel, uma menina que é adotada um pintor e se alheia do temeroso culto ao Hitler durante a 2ª Guerra lendo e escrevendo.

8. Capitão América

Cena de Capitão América
Divulgação/Reprodução

A produção retrata a história do clássico herói da Marvel que é convertido em um super soldado americano. No decorrer dos filmes, são abordadas desde o contexto da Segunda Guerra Mundial até a Guerra Fria e a rivalidade entre soviéticos e norte-americanos.

9. Hotel Rhuanda

Cena de Hotel Rhuanda
Divulgação/Reprodução

O filme conta a história sobre um dos mais sangrentos conflitos do século XX, a guerra civil de Rhuanda, ocorrida em 1994 e que deixou mais de um milhão de mortos. A história real retrata como o imperialismo afetou e ainda afeta áreas dominadas pelos europeus durante a colonização da África.

10. Guerras do Brasil

Cena de Guerras do Brasil
Divulgação/Reprodução

Série documental que retrata os conflitos da história brasileira, passando por cinco momentos chave: a questão indígena, pelo quilombo dos Palmares, pela Guerra do Paraguai e chegando até a Revolução de 1930. Uma verdadeira aula de história!

Continua após a publicidade

Publicidade