5 conselhos sobre a escola de alguém que já passou por ela (e sobreviveu!)

Agora você não vê a hora dessa fase terminar, mas você vai sentir saudade quando ela passar, mesmo que não de tudo

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 20 ago 2021, 18h40 - Publicado em 22 ago 2021, 10h02
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Se você está na escola, provavelmente não vê a hora de sair dela. Acertei? Eu não estou aqui para dizer que essa fase é a mais legal de todas ou a mais fácil, mas vamos confessar que ela tem a sua parte divertida, vai? É nessa época, durante a nossa adolescência, que nos descobrimos, passamos muito tempo com os amigos e temos uma rotina um pouco mais leve. Eu já fui do time que jurava que não sentiria saudades do colégio e não via a hora de me formar, mas… Sinto um pouco de saudades, sim. Pelo menos, de uma parte

Ilustração de três alunos sentados em carteiras escolares, com fundo azul
Malte Mueller/Getty Images

Estou aqui para te contar que você vai superar todas as questões dessa fase e que daqui alguns anos elas vão ser pequenas, mesmo aquelas que te acompanharão pela vida. Porque você vai crescer e a escola… Bem, a escola vai ser só uma fase das muitas de sua vida. Acreditando nisso, separei alguns conselhos que eu gostaria de ter escutado durante a época do colégio e daria para a minha versão mais nova:

1. A rotina com os amigos vai fazer falta

Tirando esse período de pandemia, em que as coisas estão atípicas e muitas escolas continuam à distância ou com o ensino híbrido, uma das coisas mais especiais é poder encontrar seus melhores amigos, o pessoal com quem você cresce junto todos os dias. Durante o meu colegial, sentava ao lado das minhas melhores amigas na sala, além de passar todos os intervalos juntas conversando sobre algo que aconteceu no final de semana ou que vimos nas redes sociais.

Quando a pandemia realmente passar e você for voltar para a sala de aula, aproveite a companhia da galera. É claro que na faculdade também temos amigos muito especiais, mas o ritmo da vida e as demandas do dia a dia já começam a ter outro pique e, muitas vezes, não temos tanto tempo quanto gostaríamos para dedicar às amizades.

2. Até as coisas que você tinha mais preguiça deixam saudades

Sabe aquela aula de matemática, que você acha uma matéria insuportável, mas tem um professora superlegal? Até dessa matéria, em algum nível, você vai sentir saudades! Enquanto estamos na escola, passar no vestibular muitas vezes é o nosso maior sonho – e com razão! -, mas pensar só nisso pode fazer com que não aproveitemos o que estamos vivendo e fiquemos focadas apenas no futuro.

Continua após a publicidade
Colagem com duas imagens de estudantes do ensino médio
Dia de sessão de fotos para a formatura do terceiro colegial. Na primeira foto, estou com a Olívia, minha amiga desde os 9 anos. Na segunda, apareço com a Carol, outra amiga de longa data, e a Oli. Gabriela Junqueira/Reprodução

3. É um momento único da sua vida e que passa rápido

Às vezes, parece que o tempo na escola passa de uma maneira diferente, né? Que você nunca vai se formar ou ainda falta muito tempo para isso, mas, quando você menos perceber… Puf, passou! Curta esse momento que você está vivendo e não queira apressar esse período. Eu, por exemplo, quando estava no colegial, não via a hora de ir para faculdade – e isso, inclusive, parece fazer o tempo passar muito mais devagar. Hoje, sinto saudade de coisas que vivi naquela época, de estar com os meus amigos todos os dias e dar tanta risada. Não tenha pressa, o tempo só caminha em uma direção, então não tem porque querer adiantá-lo.

  • 4. É uma fase em que descobrimos quem somos

    É na adolescência, época em estamos no colegial, que muitas descobertas importantes acontecem. Você conhece novas bandas, séries, estilos, pessoas, descobre do que gosta ou não, e tudo é novidade – e isso é incrível. Não tenha medo de errar e não se prenda a rótulos, independente do que as pessoas comentem. Não pare de usar algo que você gosta ou ser quem é pelos outros. Seguir fiel a nós mesmos é uma das coisas mais importantes que devemos fazer!

    Ilustração de dois alunos organizando post-its gigantes

    Apesar de, nessa fase, existirem comentários que machucam, eles podem vir de pessoas que ainda estão amadurecendo e ainda não entendem o impacto que eles podem causar. É difícil, mas não deixe de ser você, porque as nossas particularidades que nos fazem únicas – e isso é muito mais legal do que ser igual a todo mundo, né?

    5. Vai ser uma época em que você vai viver histórias das quais vai se lembrar pra sempre

    Aproveite esse momento de transição, de descobertas, porque ele é muito importante e, quando vivido ao lado de pessoas que amamos e nos dão suporte, rende ótimas histórias e memórias. Quer ver? Por exemplo, apostamos que você já deve ter um monte de recordações legais e engraçadas ao lado das suas melhores amigas?! Por isso, depois da pandemia e sempre que puder, participe do seu grupo de amigos e esteja com a galera.

    Apesar de parecer que vai durar para sempre, o tempo na escola uma hora acaba. Aproveite!

    Continua após a publicidade
    Publicidade