Como Selena Gomez se tornou uma defensora da saúde mental da nossa galera
A cantora usou sua própria experiência para dar visibilidade para a causa e mostrar aos jovens a importância de buscar ajuda

aniversariante desta terça-feira, 22 de julho, Selena Gomez se tornou uma defensora da saúde mental nos últimos anos. Ela, que em 2013 foi diagnosticada com a doença autoimune lúpus, em 2013, e precisou passar por um transplante de rim quatro anos depois, viu seu equilíbrio mental e psicológico desabar.
Em 2016, quando tinha 24 anos, Selena anunciou uma pausa na carreira para lidar com ataques de pânico e depressão, considerados efeitos colaterais do lúpus. “Eu quero ser proativa e focar em manter minha saúde e felicidade e decidi que o melhor caminho a seguir é dar um tempo… Eu preciso enfrentar isto de cabeça erguida para garantir que estou fazendo todo o possível para o meu bem”, disse na ocasião.
Desde então, Selena tem compartilhado seus problemas com ansiedade e feito discursos sobre a importância de buscar ajuda. Além disso, junto com a sua marca de maquiagem Rare Beauty, ela fundou a Rare Beauty Impact Fund, uma iniciativa para chamar atenção e aumentar o acesso de jovens a serviços voltados à saúde mental.
Em entrevista à CAPRICHO, em 2022, a cantora ressaltou que “padrões de beleza inalcançáveis podem realmente impactar a nossa saúde mental” e que ela sentiu isso na pele. “O motivo pelo qual eu decidi me abrir sobre a minha própria saúde mental foi porque eu sabia que existiriam outras pessoas que se beneficiariam ao ouvir minha história. Eu espero que compartilhar as minhas experiências tenha permitido que alguém sinta que está tudo bem em estar vulnerável e procurar ajuda”, afirmou.
“Conexões importam”
Em outubro de 2024, Selena Gomez promoveu a segunda edição do Rare Impact Fund Benefit, o evento beneficente sediado em Los Angeles, nos Estados Unidos, que apoia organizações de saúde mental ao redor do mundo a ampliarem o acesso de jovens à serviços de saúde mental e de educação.
O objetivo da iniciativa foi o de mobilizar 100 milhões de dólares para estes projetos por meio de um leilão beneficente organizado pela cantora por meio da Rare Beauty. No discurso para abrir o evento, a cantora não deixou de falar sobre a causa e como seu principal sonho sempre foi ser capaz de ajudar as pessoas.
Ela também relembrou a importância de ter recebido o diagnóstico adequado para a evolução de seu tratamento. “Quando eu recebi o diagnóstico de bipolaridade, tudo mudou para mim. Tudo que eu precisava era o conhecimento que me permitisse ter a ajuda certa. Isso significou que eu podia enfrentar meus medos de cabeça erguida, da forma que minha mãe sempre me ensinou”, afirma.
Ainda neste momento, Selena se colocou como uma porta-voz daqueles que não podem ou não conseguem se expressar e, em especial, dos jovens, quem, segundo ela, “estará sempre em débito” pelo apoio e confiança que dedicam a ela.
“Eu acredito que conexões importam, e eu estou aqui para ser a voz daqueles que talvez não tem ou não se sentem como se tivessem uma. Eu estou aqui para ser um espelho dos jovens que vem até mim todos os dias e confiam em mim com a verdade deles. O amor e a devoção deles tem me ajudado completamente nos meus momentos mais obscuros, e por isso eu sempre estarei em débito com eles, e eu só quero fazer tudo que estiver ao meu alcance“, finaliza.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.