Como produzir e editar vídeos no celular de acordo com a sua “aesthetic”

Confira as dicas da criadora de conteúdo Vic Gaibar para encontrar seu estilo e produzir vídeos que vão bombar nas redes sociais

Por Isabella Otto Atualizado em 18 mar 2021, 13h43 - Publicado em 18 mar 2021, 14h02
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

As aesthetics da internet nada mais são que um conjunto de conceitos que determinam uma estética, tanto visual quanto comportamental. Por exemplo, nos anos 2000, as Tumblr Girls bombaram nas redes – e algumas pessoas chegaram até a problematizar o fato de a aesthetic muitas vezes romantizar de alguma forma a depressão. O tempo passou e vieram as VSCO Girls, uma estética cool e good vibes que viralizou com o aplicativo de edição de imagens. Tudo muito coloridinho, bem diferente da “moda Tumblr”.

É importante lembrar que, apesar de serem estéticas bastante visuais, ainda mais quando consumidas nas redes sociais, as aesthetics podem e devem ir além. Por exemplo, as garotas que se identificam com o Cottage Core não só gostam de flores, como também se interessam por assuntos como meio ambiente e sustentabilidade. E é inegável que encontrar a sua “turma” dá uma baita sensação de pertencimento, né?

Como editar vídeos para as redes sociais de acordo com a sua
A Vic Gaibar dá dicas de edição no Instagram Instagram/@vicgaibar/CAPRICHO

Hoje, a criadora de conteúdo Vic Gaibar, que ensina a produzir conteúdo de qualidade com o celular, se considera minimalista, mas já experimentou diversas estéticas até achar aquela que mais tinha a ver com ela. “Na minha adolescência, eu passei por muitos estilos diferentes. Já fui de cowgirl a e-girl! Sempre gostei de tudo um pouco, então vivia bem confusa. Mas com o tempo fui me encontrando e sinto que já faz uns anos que eu sigo o mesmo estilo, que é o minimalista, com pequenas adaptações conforme minha evolução, e sempre prezando pelo conforto“, conta.

  • Aos 28 anos e dona de um dos feeds mais prazerosos do Instagram, Vic também garante que você não precisa de um celular moderno para começar a criar conteúdo para o digital levando em conta sua identidade. “Os maiores criadores de conteúdo começaram com muito pouco. Mas eles tinham muita força de vontade e autenticidade. Então, eu sempre digo que dá para se virar com o que se tem, sabe? É só querer“, estimula.

    As quatro estéticas que hoje mais bombam na internet são a E-girl, a Soft Girl, a Cottage Core e a Dark Academy. Apesar de terem alguns pontos em comum, elas são diversas e mandam recados diferentes. Podemos dizer que as e-girls, ou “electronic girls”, são uma evolução das Tumblr Girls com algumas alterações. Ligadas à tecnologia, as meninas que se identificam com esse estilo normalmente têm cabelo colorido, apostam no delineado gatinho e em vários acessórios, muitos deles neon, para customizar desde o cabelo até o corpo e as roupas. Billie Eilish, Julia Pontes e Eve são alguns exemplos famosos que seguem a aesthetic.

    Continua após a publicidade
    Como editar vídeos para as redes sociais de acordo com a sua
    Dicas de funções dentro do KineMaster caso seu estilo seja o E-girl KineMaster/Divulgação

    Para editar seus vídeos, Vic Gaibar costuma usar vários aplicativos, até para testá-los e depois dar o feedback para seus seguidores. Contudo, ela conta que ultimamente tem usado bastante o KineMaster. “É de longe o aplicativo mais completo que eu já usei e bastante intuitivo. Tem muitas funções profissionais que eu só vi lá”, dá a dica. O App é gratuito e possui compras internas. Mas o básico já é bastante completo e você pode apostar, por exemplo, em funções e ferramentas que tenham a ver com a sua personalidade.

    A ferramenta queridinha da Vic é o “Chroma-key”, incrível para quem segue a tendência Soft Girl, pois dá para fazer colagens bem divertidas e coloridas usando um fundo liso. A @kidjess é um exemplo de famosa que segue a aesthetic cheia de arco-íris, bichinhos fofos, corações pixelados e tons pasteis, mas temos outras, como a Laís Vasconcelos e a Fuwa Fuwari.

    Como editar vídeos para as redes sociais de acordo com a sua
    Dicas de funções dentro do KineMaster caso seu estilo seja o Soft Girl KineMaster/Divulgação

    Na hora de produzir conteúdos para a internet, um grande diferencial é adicionar legendas às criações, mesmo que seja um simples reel. Vic aproveita para dar outras dicas: “Limpar a lente do celular antes de gravar é essencial! Lembre-se de que Luz natural é vida. Procure sempre ambientes claros e, de preferência, posicione o celular de frente para a janela. Ah! E cuidado com informação demais na sua imagem, ok? Sempre analise o ambiente antes e dê uma limpada básica nos objetos para o foco principal ser você ou o que precisa ser mostrado”, aconselha a criadora.

    Na hora de editar conteúdos com uma pegada Dark Akademy, que também pode ser considerado uma variante do estilo Tumblr, Vic Gaibar gosta de apostar em ferramentas como o “Quadro Layout” e o “Photo Card”, que estão presentes no KineMaster, mas costumam ser encontradas em outros aplicativos, talvez apenas com nomes diferentes. A DA é uma estética mais sombria, com uma pegada que é um misto de Hogwarts com a Academia de Artes Invisíveis.

    Como editar vídeos para as redes sociais de acordo com a sua
    Dicas de funções dentro do KineMaster caso seu estilo seja o Dark Academy KineMaster/Divulgação

    Para as camponesas de plantão, que se identificam com o Cottage Core, a dica é apostar em elementos que remetem a um chá da tarde campestre. Flores, livros, luzinhas coloridas, trigo, grama, tiaras e fontes que tenham uma pegada mais vintage. De longe, uma das famosas que mais segue a aesthetic é a Taylor Swift! No Instagram, é possível encontrar várias referências ao seguir a hashtag #cottagecoredream.

    Como editar vídeos para as redes sociais de acordo com a sua
    Dicas de funções dentro do KineMaster caso seu estilo seja o Cottage Core KineMaster/Divulgação

    E aí, bora começar a produzir conteúdo levando em conta sua personalidade e estética? Faz total diferença!

    Continua após a publicidade
    Publicidade