Como a lua pode influenciar no seu ciclo menstrual?

Nossa lunação interna é marcada pelos arquétipos Donzela, Mãe, Feiticeira e Anciã

Por Personare Atualizado em 18 mar 2022, 10h27 - Publicado em 21 mar 2022, 08h00

Você já parou para pensar em como a vida é feita de vários ciclos dentro de um mesmo período? Às vezes estamos cansadas ou mais dispostas, depois mais sensíveis ou até mais feliz. Todas essas variações têm a ver com o ciclo de pessoas que menstruam e também com as fases da Lua, sabia?

Mas não estamos falando apenas aquela Lua externa, que está no céu. Todas nós temos uma Lua interna, cujas fases vão mudando conforme os dias passam. E a gente te explica direitinho. Neste artigo, vamos entender mais sobre a relação das fases da Lua com o nosso corpo. Aproveite e veja aqui o Calendário Lunar 2022 completo!

Silhueta de uma mulher de cabelos compridos meditando sobre uma enorme lua cheia

A relação entre a Lua e o ciclo menstrual

Temos quatro fases da Lua: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma dura de 7 a 8 dias, e o ciclo total dura de 28 a 30 dias (veja aqui como usar cada fase da Lua a seu favor).

Nosso ciclo menstrual não é apenas o período do sangramento (que costuma durar, em média, 7 dias), mas também o período do primeiro dia do sangramento até o próximo – normalmente, o ciclo é de 28 a 30 dias.

Viu a coincidência? É por isso que o ciclo menstrual pode ser chamado de lunação interna, que também tem quatro fases, que são chamadas de arquétipos: Donzela, Mãe, Feiticeira e Anciã.

Continua após a publicidade

Imagem mostrando as várias fases de um eclipse lunar
Ganapathy Kumar/Unsplash/Divulgação

Quem menstrua regularmente sente os dois processos: o da lua interna, ou seja, o da própria menstruação, e o da lua externa. Sendo assim, a ideia é acompanhar seu ciclo menstrual e também a lua em que o céu se encontra, pois elas podem ser diferentes.

Por exemplo: a lua externa pode estar na fase Minguante (arquétipo da Feiticeira) e você pode estar na ovulação (arquétipo da Mãe). Ou a lua pode estar em sua fase Crescente (arquétipo Donzela) e você menstruando (fase da Anciã).

Vale lembrar que as fases da lua podem ser sentidas também por pessoas que não menstruam, por causa da menopausa, do climatério ou do uso de medicações, mas em menor intensidade.

A alimentação em cada fase do ciclo menstrual pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM e até ter mais energia durante o mês. Saiba que alimentos consumir em cada fase neste artigo.

O que a fase da Lua em que você menstrua diz sobre você?

Agora que você entendeu a relação entre a lua externa e a interna, descubra o que a Lua que você menstrua diz sobre você em cada fase e arquétipo:

1. Donzela (Lua Crescente)

  • Corresponde à lua crescente.
  • Tem como características a cor branca e a primavera.
  • As energias dessa fase são dinâmicas e radiantes.
  • A mulher está livre do ciclo de procriação e pertence a si mesma.
  • Traz autoconfiança, sociabilidade, determinação e ambição. Tempo de novos projetos e de iniciativa.

2. Mãe (Lua Cheia)

  • Corresponde à lua cheia.
  • Essas energias aparecem no momento da ovulação e são radiantes.
  • Quando a mulher pode se abnegar do seu senso de eu e se preparar para o próximo. Pode ser uma gestação ou até mesmo um projeto, mas aqui a energia transcende a própria mulher, pela capacidade de partilha, amor e cuidado ao próximo.
  • A mulher gestante permanece nessa fase ao longo da gravidez.

3. Feiticeira (Lua Minguante)

  • Essa fase corresponde à lua minguante.
  • Essas energias surgem quando um óvulo liberado não é fecundado, e a mulher passa a vivenciar a sua vida interior.
  • As energias são mais impetuosas e sua intuição fica mais aguçada.

4. Anciã (Lua Nova)

  • Essas energias são da lua nova.
  • São vivenciadas pela menstruação, aprofundando o estado da intuição e de introspecção.
  • Aqui se pede descanso, sonhos e a avaliação do ciclo.
Continua após a publicidade

Publicidade