Astrologia, ciclo lunar e menstruação: o que têm a ver?

Seu ciclo menstrual é seu poder do feminino, e a Lua exerce uma influência bizarra e importantíssima sobre ele

Por Personare Atualizado em 14 Maio 2021, 18h01 - Publicado em 15 Maio 2021, 10h02

Quando você repara no seu ciclo menstrual, consegue identificar o quanto ele faz parte da natureza? Pois é, garota! Absolutamente tudo é cíclico e tem movimento de morte-vida ou nascimento-crescimento-plenitude-declínio.

E isso vale pra tudo! Desde as fases da Lua às estações do ano, aos seres vivos passando pela sua a própria menstruação. Algumas pessoas costumam chamar essa questão de “círculo infinito”, mas também pode ser tipo “espiral” –  afinal, em cada ciclo você evolui e se transforma um pouquinho, né?

Montagem em fundo azul e lilás, com sobreposição das fases da Lua e de um útero bem girl power
Ilustrações de Daria Bayandina e Julia August/Getty Images/CAPRICHO

Aliás, você sabe que a Lua exerce uma influência bizarra no magnetismo sobre a Terra, né? Basta observar o que ela faz com as marés. E isso vale também pro seu corpo, principalmente, no que diz respeito ao seu ciclo menstrual! Para se ter uma ideia, a própria palavra menstruação deriva do latim “mensis” (mês), que por sua vez é relacionado à “mene”, que significa Lua no grego antigo.

A melhor parte é que, quando você associa as fases da lua às fases do ciclo menstrual, consegue usar esse conhecimento para enfrentar esse período de uma forma muito melhor, usando todo seu potencial!

MENSTRUAR EM CADA FASE DA LUA

Em geral, quando a menstruação dá às caras, você fica mais sensível e intuitiva, além dessa fase trazer menos energia e motivação. Já a fase pré-ovulatória (que começa no fim da menstruação e dura cerca de 14 dias) é um momento de inspiração, movimento, confiança e independência, e é ideal também para cuidar da sua vida amorosa!

O período fértil, que costuma acontecer entre o 14º dia e o 18º dia após primeiro dia de menstruação, é ótimo para curtição, entusiasmo, expansão, sedução e libido. Você também pode se sentir mais maternal e em conexão com o mundo externo. E tem a fase pré-menstrual, que geralmente começa cerca de 19 dias após o primeiro dia de menstruação. É o momento do seu tempo para si mesma, sabe? Aquela vibe mais introspectiva.

[Entenda aqui o que significa menstruar em cada fase da lua]

MENSTRUAR NA LUA CHEIA  

O forte magnetismo da Lua sobre a terra pode tornar o seu corpo ainda mais inchado nessa fase. Além disso, o #AlertaTreta tá sempre on! Afinal, as emoções estão no modo turbo. Pode ter a TPM? Pode! É de bom tom? Olha, amiga… Nem sempre se trata de desequilíbrio, mas sim da influência da Lua Cheia, que é muito forte, viu?

Continua após a publicidade

Por outro lado, quem menstrua na Lua Cheia fica com a sensibilidade muito a flor da pele, se sente muito conectada consigo mesma e cheia de intuição. Ou seja, consegue perceber absolutamente tudo ao seu redor. Ah! E esta fase pode trazer ainda mais libido do que no seu próprio período fértil. #SOS

  • MENSTRUAR NA LUA NOVA 

    Querendo ficar mais na sua, sem ninguém para te perturbar? Efeitos dessa Lua, que se assemelha à menstruação. Nesse período, é normal você se sentir com menos energia.

    E aí, se liga: pode ser que você entre em contato profundo com os seus medos e com as coisas que não gosta tanto em si e que não costuma aceitar. Consequentemente, é normal se sentir mais irritada, faminta, carente, ciumenta, incomodada e menos social.

    MENSTRUAR NA LUA CRESCENTE OU NA LUA MINGUANTE 

    O magnetismo da Lua é muito mais forte na Lua cheia e na Lua Nova. Portanto, se sua menstruação ou período fértil não coincidir em uma dessas Luas, seu ciclo menstrual (que é seu poder do feminino) pode estar fraco. Por isso, tenta fazer um calendário e acompanhar o fluxo da sua menstruação. Dá até para plantar sua lua [veja aqui como o que é e como plantar a lua]. Isso vai ajudar você a se conectar mais com o seu ciclo.

    A menstruação pode até ser um momento de você com você mesma, mas menstruar na Lua Crescente pode sinalizar que você esteja negando todo o significado desse acontecimento. Fora que você pode ficar mais ansiosa, agitada e estressada.

    Menstruou na Lua Minguante? Sinal de que pode rolar uma bad vibe. Você pode ter maior tendência à depressão neste período, ficar mais irritada, reclamona e pessimista, sem muito ânimo para fazer as coisas. Vai dar aquela vontade de ficar off-line, mas até pra isso você vai ficar sem forças.

     

    *Roberta Struzani (falecomigo@robertastruzani.com.br) é terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade